quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cartilha "Juntos, dizemos não ao crack e outras drogas" é lançada na Câmara


Foto: Agência Câmara 

Uma exposição na Câmara dos Deputados e uma cartilha para distribuição nas escolas buscam sensibilizar a sociedade sobre a importância da família, da escola e da comunidade na prevenção ao uso de drogas, principalmente o crack. A cartilha foi lançada, nesta quarta-feira (29), pelo artista e educador Daniel Azulay, que fez os desenhos.

Daniel Azulay apresentou na televisão a Turma do Lambe-Lambe nos anos 80. Ele tem uma carreira não só na TV, mas como artista plástico, compositor, autor de livros infanto-juvenis e até videogames.

O texto da cartilha é do músico e escritor Vangi Souza. Chamada "Juntos, dizemos não ao crack e outras drogas", a cartilha traz uma história em quadrinhos que apresenta os males causados pelo crack.

Na visão da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a questão das drogas caminha paralelamente à violência e necessita de uma ação que envolva a todos. “Somente juntos, através de medidas educativas, sociais, políticas e reflexivas podemos conseguir algum domínio nesta situação que está fora de controle”, disse o presidente da entidade, Geraldo Ferreira. A FENAM apoia campanhas sobre o tema e ações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), como a “Craque que é craque não usa crack”, que visa combater o uso de drogas com a participação de jovens esportistas, artistas, comunicadores e outras personalidades de referência no País.

A cartilha lançada na Câmara, que tem uma tiragem inicial de 3 mil exemplares, também traz um material de apoio pedagógico que propõe ações educativas a serem usadas em sala de aula. A proposta é que as prefeituras encomendem as cartilhas com a Editora Zit para que sejam lançadas nas cidades com a presença de Daniel Azulay.

O artista explicou que a atividade é voltada às crianças, que precisam saber o quanto a droga é nociva. E a linguagem que se buscou é a de uma conversa. "Eu usei um personagem da Turma do Lambe-Lambe, o Professor Pirajá, que passa as informações, de uma forma natural e espontânea, como um pai que tem diálogo com seu filho, que esclarece o que é certo e errado e o que deve ser feito, o que é mais adequado para levar uma vida saudável", disse Azulay.

A cartilha teve parecer técnico do Centro de Referência de Tabaco, Álcool e Outras Drogas (Cratode) do governo de São Paulo.

Verba orçamentária
Daniel Azulay e Vangi Souza se reuniram nesta quarta-feira com o líder da minoria, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que anunciou que vai apresentar uma emenda ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para impedir o contingenciamento de recursos contra as drogas em programas do governo federal.

Domingos Sávio lembrou que o governo não aplicou nem a metade dos cerca de R$ 4 bilhões para o programa “Crack, é possível vencer”. Por esse motivo, ele apresentará a emenda que proíbe o bloqueio dos recursos.

De acordo com levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado em 2013, 0,8% da população das capitais do País, aproximadamente 370 mil pessoas, usaram regularmente crack e similares por pelo menos seis meses em 2012.

Exposição
A exposição de Daniel Azulay foi inaugurada nesta quarta-feira e pode ser vista até o dia 30, das 9 às 18h30, no Espaço Mário da Covas, na Câmara dos Deputados. A mostra, que traz 20 obras do artista, é promovida em parceria entre a Câmara, o Sesc e a Zit Editora.

O Sesc receberá a exposição em três unidades do Distrito Federal (Ceilândia, Taguatinga e Gama).  30/10/2014


Fonte: Agência Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário