sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Encontro de Saúde Coletiva reúne 1,6 mil servidores


9º Encontro de Saúde Coletiva, no auditório da Universidade Positivo. Curitiba, 12/12/2014 Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Com o tema ‘Mostra do Trabalho Cotidiano’, o 9º Encontro de Saúde Coletiva propiciou a troca de experiências, o debate sobre formas de atuação e gestão e a educação permanente. Durante as manhãs do evento, 328 iniciativas da saúde pública municipal eram apresentadas em dez salas simultâneas. “Temos agora um desafio metodológico: reproduzir na rede as informações para que elas possam ajudar na formulação da política pública”, disse o secretário.

Resgate
De acordo com Antônio Dercy Silveira Filho, diretor do Centro de Educação em Saúde da secretaria e coordenador do 9º Encontro, um dos compromissos assumidos na organização do evento foi resgatar o caráter participativo de edições passadas. “Quem veio pôde reverberar o conhecimento produzido na rede. Ouvi servidores dizendo que encontraram no evento soluções para problemas encontrados em seu cotidiano. Isso é muito gratificante”, disse.

De 2015 em diante, a intenção é que o encontro tenha uma periodicidade bianual e conte com a presença intensiva dos servidores. Entre os temas debatidos neste ano, estavam estratégias para otimização da atenção especializada no SUS Curitiba, núcleos de saúde coletiva, vivências nos distintos cenários de saúde bucal, humanização, ética e controle social.

O coordenador científico do 9º Encontro de Saúde Coletiva, Samuel Jorge Moyses, diz que o evento alcançou seu objetivo principal, de participação e aprendizado colaborativos. “Em cada uma das apresentações a que assisti e em cada pôster que revisei, pude enxergar respostas para desafios globais da saúde.”

Fonte: SMCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário