sábado, 14 de fevereiro de 2015

FENAM realiza agenda em Montes Claros (MG)


Foto: Valéria Amaral 

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) cumpriu agenda nesta quinta-feira (12), em Montes Claros (MG). A visita ao município faz parte do trabalho da atual gestão de visitar e conhecer a realidade dos sindicatos de base que compõe a federação.  “Desde que assumi, tive a preocupação de ir aos sindicatos conhecer as estruturas de trabalho e o aparelho formador da residência médica”, explicou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

O anfitrião da casa, o presidente do Sindicato dos Médicos de Montes Claros e Norte de Minas (Sindmed), Carlos Eduardo Pereira Queiroz, recebeu a comitiva da FENAM, juntamente com os diretores do sindicato, e apresentou a realidade do serviço médico da região e o serviço de saúde prestado pelos hospitais.

A iniciativa visa estreitar ainda mais a relação das entidades, na busca constante por melhores condições de trabalho do médico, dentro das ações de cobrança por um sistema de saúde melhor, tanto para o paciente, quanto ao profissional da saúde.

No início da tarde, o grupo foi recebido pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, e pelo vice-reitor, o pe. Antônio Alvimar. Na pauta, a formação acadêmica do médico e a necessidade de implantar mecanismos e meios que garantam a qualidade dos cursos de medicina. “É preciso uma formação adequada dos médicos e a faculdade tem de ter este compromisso, pois a formação profissional do médico começa pela instituição de ensino superior”, destacou o vice-presidente da FENAM, Otto Baptista.

Para a presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a aproximação do sindicato com o aparelho formador é muito importante, pois há uma percepção de que houve uma piora na formação profissional, e o sindicato está disposto à contribuir para essa melhoria.

“O comprometimento com o ensino e com o atendimento da sociedade é básico, mas tem que haver uma abrangência política do formando para o exercício da medicina. Nós estamos de portas abertas para ampliar e inserir o jovem nesse contexto”, destacou o vice-reitor.

Dr. Geraldo alertou ainda sobre a abertura indiscriminada de faculdades de medicina, sem que haja uma estrutura necessária para uma boa formação. Ele sugeriu que a avaliação do conhecimento deveria ser ao longo do curso, e não como ocorre hoje, ao final de todas as disciplinas.

Participaram também da reunião o pró-reitor de pesquisa, Rômulo Soares, Barbosa, pró-reitor de pós graduação, Hercílio Marteli, o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, o 1º secretário da FENAM, Antônio Geraldo da Silva, e a secretária de Formação e Relações Sindicais, Lúcia dos Santos.

ENCONTRO COM O PREFEITO DE MONTES CLAROS

Durante um jantar informal oferecido pelo Sindmed, os membros do sindicato e da FENAM puderem conversar com o prefeito do município de Montes Claros, Ruy Muniz, sobre a situação da saúde local e nacional, a necessidade da abertura de novos leitos, o oferecimento de condições de trabalho e o fortalecimento da união para a realização da próxima eleição interna da FENAM.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado da sua esposa, a deputada federal Raquel Muniz, que é médica geriatra atuante. Ela iniciará o primeiro mandato na Câmara Federal e se colocou à disposição para a defesa dos interesses da categoria médica e da saúde da população como um todo.

Fonte: FENAM/ Valéria Amaral - 13/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário