A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou nessa quinta-feira (11/06) de Audiência Pública da Subcomissão Especial de Carreira Médica, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para falar a respeito da realidade profissional vivida pelo médico no Brasil, desde a graduação e pós-graduação até a carreira.
O diretor de Assuntos Jurídicos da FENAM, Eglif de Negreiros, falou em nome da entidade e após resumir a situação atual reafirmou: Nós queremos a Carreira Médica de Estado com todas as garantias.
O presidente da subcomissão, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) explicou que a audiência foi “a primeira de várias para dialogar com o governo, porque estão mudando a carreira médica sem ouvir os médicos”.
Eglif ressaltou a importância da participação da FENAM na defesa da categoria “pois o debate é muito amplo. O governo nem sabe quantos especialistas têm no Brasil e vem com esses programas, como o Mais Especialistas. O governo fala de formar 500 mil médicos, sem planejamento nenhum. A residência funciona sem boas condições de trabalho, sem segurança para o próprio residente”.
Por fim, o diretor informou que será elaborado um documento em “conjunto com a AMB (Associação Médica Brasileira) para levar o máximo de informações à Comissão”, com o intuito de demonstrar com clareza as reais necessidades dos médicos brasileiros.
Nas próximas audiências ainda serão ouvidos o Ministério da Saúde, Previdência e Educação. Depois, serão realizadas visitas para avaliar a proliferação das faculdades de medicina, sua qualidade e sua rede de suporte.
O secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara também participou da audiência.
Informações e foto: André Gobo
Fonte: Simeam
Nenhum comentário:
Postar um comentário