Por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), o Plenário da Assembleia Legislativa sediará no próximo dia 30, a partir das 9 horas, o I Ciclo de Debates sobre o Câncer de Mama. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama –FEMAMA, e suas instituições associadas no estado.
Sob o tema “Câncer de Mama no Brasil: por que não curamos mais?”, o ciclo se propõe a discutir as formas pelas quais os Legislativos estaduais podem contribuir para a ampliação do acesso ao tratamento do câncer de mama avançado na rede pública de saúde. “Com a perspectiva crescente das pacientes viverem mais com o câncer de mama, mesmo nos estágios mais avançados, o debate sobre o câncer de mama metastático se torna cada vez mais relevante”, observa a médica Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.
No Brasil, de todos os novos casos diagnosticados anualmente, essa modalidade da doença representa o expressivo índice de 22%. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer – INCA – apontam 57 mil novos casos somente em 2015. Sabe-se que aproximadamente 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde descobre a doença em estágio já avançado. Dados internacionais indicam que até 30% dos casos evoluem para o estágio metastático, quando o tumor já afetou outros órgãos do corpo. E pesquisa recente demonstra que metade da sociedade brasileira desconhece a fase mais avançada da doença bem como a existência de tratamento.
A FEMAMA é uma instituição voltada à redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil. Concentra uma rede composta por 58 instituições presentes em 17 estados e no Distrito Federal e integra mais de um milhão de cidadãos.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ALEP
Nenhum comentário:
Postar um comentário