quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nova diretoria da Fenam toma posse em Vitória

Otto Baptista assume comando da federação para o triênio 2015-2018 enfatizando sentido da gestão compartilhada, compromisso de atuar em conjunto com a CNTU e orientando os sindicatos a criarem imediatamente suas comissões de relações parlamentares, para defesa da categoria médica

"Não sei como expressar o tamanho dessa felicidade", disse o novo presidente da Fenam, Otto Baptista. ao ser empossado, no dia 23 de outubro, para o triênio 2015-2018. Em uma cerimônia que reuniu em Vitória parlamentares, lideranças sindicais, e o prefeito da capital do Espírito Santo, Luciano Rezende, Otto Baptista falou do orgulho de , "como médico capixaba, de um estado pequeno, alcançar uma entidade superior como a Federação Nacional dos Médicos... Lutei por isso", afirmou, emocionado.
Gestão compartilhada
Otto Baptista  dividirá o mandato com Jorge Darze, presidente do SINMED/RJ. Cada um ficará à frente da federação por um ano e meio. Para o primeiro período, Darze foi empossado como Secretário de Comunicação, A indicação dos dois nomes e da gestão compartilhada foi proposta pela assembleia ordinária do Conselho de Representantes da FENAM / Região Sudeste (FESUMED), realizada no dia 11 de abril, no Rio de Janeiro, e ratificada pelo XII Congresso da Fenam.  "Gestão compartilhada é uma gestão desprovida de vaidade, e provida de confiança" - afirmou, enfatizando que  Jorge Darze é um irmão com quem atuará em conjunto.
Compromisso com a CNTU
O novo presidente saudou a gestão de Geraldo Ferreira Filho, que o antecedeu e representa a Fenam na CNTU, junto com os dirigentes  Jorge Darze e Eglif de Negreiros Filho, empossado diretor de Assuntos Jurídicos da federação. " Vejam só onde, em três anos, chegou a Fenam", apontou. No início da cerimônia de posse, Otto Baptista fez seu elogio à CNTU e dirigiu-se ao presidente da confederação, Murilo Pinheiro, enfatizando: "Jamais deixaremos a CNTU, meu caro Murilo. E a CNTU está bem forte neste cenário nacional!
Foto: Paula Bortolini
Atenção ao Parlamento Na véspera da posse, dia 22, foi realizada a primeira reunião da Diretoria Executiva, composta por lideranças médicas de todas as regiões do País, que discutiram a realidade médica, remuneração, as condições de trabalho e a falta de estrutura no sistema público. A federação, filiada à CNTU, representa mais de 400 mil médicos no País e é composta por 53 sindicatos. Em um dos primeiros atos como presidente eleito, Otto Baptista deliberou que todos os sindicatos fortaleçam suas relações com os parlamentos, criando suas Comissões de Assuntos Parlamentares (CAPs), para acompanhar projetos de leis e assuntos legislativos e defender que estejam de acordo com os interesses da categoria média.

Desafios para os médicos
Durante a reunião foram apontadas perspectivas de conquistas e também de dificuldades para a gestão que começa. Por um lado, há otimismo em relação à PEC 454/09, que institui a Carreira de Estado para os Médicos.  “a categoria médica nunca esteve tão perto da aprovação do projeto que cria a carreira médica. Isso é mais importante que qualquer coisa", disse o diretor adjunto de Formação Profissional e Residência Médica, José Alexandre Romano. Por outro lado, foram apresentados dados  sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que preocupam a Fenam. O secretário de Desenvolvimento Econômico da federação, Marlonei Santos, com base no Relatório da Comissão de Financiamento do CNS  disse que o orçamento de 2015 fechará com um déficit de R$ 9,4 bilhões, e em 2016 o déficit previsto é de R$ 16 bilhões.
O novo presidente
Otto Baptista é capixaba, ginecologista obstetra graduado pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Na trajetória sindical ocupou diversos cargos na diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) desde o ano 2000, chegando à presidência do sindicato em 2006, cargo que ocupa até o momento.

Baptista também presidiu a Cooperativa dos Ginecologistas e Obstetrícia. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina (ES) entre 2005/2008 e também conselheiro fiscal da Unimed Vitória. Ocupou a vice-presidência da Federação Nacional dos Médicos Regional Sudeste (Fesumed) entre 2009/2011 e presidente entre 2010 e 2012. Ocupou também o cargo de secretário municipal de Saúde por dois mandatos no município de Marechal Floriano e vice-prefeito entre 2005/2008. Também foi vice-presidente da Fenam entre 2012/2015.

Nova diretoria para o triênio 2015/2018
Presidente: Otto Fernando Moreira Baptista
Vice-Presidente: Mário Rubens de Macedo Vianna
Secretário-Geral: Mário Antônio Ferrari
1º Secretário: Antônio Geraldo da Silva
Secretário de Finanças: Geraldo Ferreira Filho
Secretário de Assuntos Jurídicos: Marcos Gutemberg Fialho da Costa
Secretário de Comunicação: Jorge Sale Darze
Secretário de Formação e Relações Sindicais: Valdir Shigueiro Siroma
Secretário de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: Ari Wajsfeld
Secretário de Relações Trabalhistas: José dos Santos Menezes
Secretário de Benefício e Previdência: Darley Rugeri Wollmann Júnior
Secretário de Saúde Suplementar: Márcio Costa Bichara
Secretário de Direitos Humanos: Carlos Fernando da Silva
Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico: Marlonei Santos
Secretário da Fenam Regional Centro-Oeste e Tocantins: Leonardo Mariano Reis
Secretário da Fenam Regional Nordeste: Deoclides Cardoso Oliveira Junior
Secretário da Fenam Regional Amazônia: Reinaldo Alves De Menezes
Secretário da Fenam Regional São Paulo: Marta Maite Sevillano
Secretário da Fenam Regional Sudeste: Alexandre Buzaid Neto
Secretário da Fenam Regional Sul Brasileira: Kleber Fisch
Diretor Adjunto:
Diretor de Finanças: José Maria de Arruda Pontes
Diretor de Assuntos Jurídicos: Eglif de Negreiros Filho
Diretor de Comunicação: Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos
Diretor de Formação e Relações Sindicais: Antônio Jordão de Oliveira Neto
Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: Jose Antônio Alexandre Romano
Diretor de Relações Trabalhistas: Debora Sofia Angeli de Oliveira
Diretor de Benefício e Previdência: Clovis Abrahim Cavalcanti
Diretor de Saúde Suplementar: Antônio José Francisco Pereira dos Santos
Diretor de Direitos Humanos: Robson Paixão de Azevedo
Diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico: Claudia Paola Carrasco Aguilar
Conselho Fiscal
Conselho Fiscal T1: Elza Luiz de Queiroz
Conselho Fiscal T2: Jose Tarcísio da Fonseca Dias
Conselho Fiscal T3: Carlos Alberto da Silva Frias Junior
Suplentes:
Conselho Fiscal S1: Patrícia Del Pilar Suárez Sicchar
Conselho Fiscal S2: Ricardo Abdou
Conselho Fiscal S3: Wagner Sabino
Representantes junto às Entidades Sindicais de Grau Superior
Titular: Monica Cristina Lima de Andrade
Suplente: Moaci Lima Guimarães

Redação CNTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário