terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Saúde fez mais de 40 mil atendimentos durante a Operação Verão Paraná

Saúde fez mais de 40 mil atendimentos durante a Operação Verão Paraná
Foto: Sesa/PR

Mais de 40 mil atendimentos em saúde foram realizados no litoral paranaense durante a temporada de verão 2015/2016. Foram 38.714 casos atendidos em hospitais e unidades de saúde dos sete municípios da 1ª Regional. O Samu Litoral realizou 4.549 remoções, 405 atendimentos do SIATE e 39 resgates com o helicóptero.

“Reforçamos o quadro de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para garantir que todas as demandas fossem atendidas. O número de atendimentos realizados mostra que o Paraná estava preparado para receber a grande demanda de turistas durante o período de verão”, comenta o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinicius Filipak.

Durante o Verão Paraná, foram registrados 123 afogamentos no Estado e oito resultaram em óbitos. No mesmo período, de 21 de dezembro até 10 de fevereiro, foram 14.062 acidentes com águas-vivas nas praias paranaenses. O número de ocorrências aumentou comparado à temporada 2014/15, em que foram registrados apenas 2.481.

TENDAS – As três tendas da saúde montadas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná realizaram, no total, 24.487 procedimentos. Mais de 15 mil foram testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os espaços também estavam aptos a aferir pressão arterial, medir taxa de glicemia e dar o primeiro atendimento a queimaduras de águas-vivas ou pequenos ferimentos.

“As barracas da Saúde facilitam o acesso da população a exames importantes que, muitas vezes, não recebem a devida atenção”, comenta o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco Carlos dos Santos.

Em média, 40 mil pessoas buscaram orientações sobre a área da saúde nas ouvidorias itinerantes do Sistema Único de Saúde (SUS), montadas em Guaratuba e Matinhos. Além disso, 1.200 cidadãos responderam pesquisas de satisfação e puderam dar sugestões a respeito dos serviços oferecidos pelo SUS no Estado do Paraná. 

Saúde fez mais de 40 mil atendimentos durante a Operação Verão ParanáVIGILÂNCIA – A Vigilância Sanitária reforçou as fiscalizações durante o Verão Paraná nos municípios litorâneos. As equipes de saúde fizeram 108 inspeções em estabelecimentos comerciais, como supermercados, mercados de peixes, lanchonetes, bares e restaurantes. As visitas geraram 126 notificações de irregularidades.

Os principais problemas encontrados pelos fiscais estavam relacionados ao acondicionamento de produtos em local ou temperatura inadequada, falta de licença sanitária do estabelecimento, falta de higiene na área de manipulação e nas áreas de armazenamento de alimentos, problemas de infraestrutura e reaproveitamento de produtos.

Fonte: SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário