
Essa é a primeira especialização em saúde mental ofertada pela ESPP, e tem como objetivo é capacitar os profissionais paranaenses que atuam nos serviços de atenção primária - Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e rede hospitalar pública - para que possam identificar e lidar melhor com os casos. O curso é presencial, tem encontros quinzenais, duração total de 14 meses e foi ofertado para duas cidades, Curitiba e Londrina.
Na última semana, a coordenadora estadual de saúde mental do Paraná, Rejane Cristina Teixeira e a coordenadora do curso da ESPP, Giseli Cipriano Rodacoski estiveram na UEL para fazer o alinhamento pedagógico do curso e divulgar a aula inaugural, aberta a todos os interessados. Foram recepcionadas pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva e presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO), João Campos. A revista "Espaço para a Saúde", editada pelo iNESCO em parceria com a SESA, também publicará um suplemento especial sobre o tema e o curso.
A aula inaugural versa sobre os aspectos históricos da saúde pública e saúde mental no Paraná. O evento acontece simultaneamente em Londrina e Curitiba. O público londrinense deve contar com convidados especiais, a professora Mara Solange Gomes Dellaroza, diretora do CCS; o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Martin; Teresinha de Fatima Sanchez, diretora da 17ª Regional de Saúde e o psiquiatra Dinarte Ballester.
Fonte: SESA/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário