quinta-feira, 7 de abril de 2016

SIMEPAR e Associação dos Professores da UFPR unem forças contra administração da EBSERH


                                   Foto: internet 

É notória a situação precária em que se encontra a saúde pública em diversos estados brasileiros. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é responsável pela gestão de uma rede de hospitais universitários federais formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades federais.
No Paraná, em outubro de 2014, a EBSERH assumiu a administração do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), que inclui o Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, e desde então houve significativa queda na qualidade do serviço oferecido nestes estabelecimentos. Relatos apontam que há falta de insumos, médicos foram desviados de sua atividade e tiveram seu horário de trabalho alterado, muitas vezes atuando em dupla função. Alguns profissionais afirmam ter sofrido assédio moral por parte de seus superiores e pacientes, que acabam descontando no médico o descontento com as longas esperas e até mesmo cancelamento de procedimentos por falta de material. Além disso, professores e residentes acreditam que a função de ensino da instituição foi prejudicada.
Darley Rugeri Wollmann Junior, Tesoureiro do SIMEPAR e médico clínico do HC, afirma que a luta contra a adesão dos hospitais universitários federais à EBSERH visa principalmente a defesa da autonomia universitária, a saúde pública e a tríade (ensino, pesquisa e extensão) de forma independente e sem o objetivo de obtenção de lucro financeiro decorrente do atendimento da saúde da população brasileira.
Recentemente a Associação dos Professores da UFPR procurou o SIMEPAR para informar que moveu ação com idêntico propósito à do Sindicato, anular o convênio com a EBSERH. Em reunião realizada no mês anterior diversas entidades estabeleceram estratégias para se ajudarem, como a construção um dossiê sobre a implementação da Empresa na UFPR. O objetivo é coletar dados, documentos e denúncias sobre quais foram os problemas tidos com a gestão.

Fonte: Simepar - 07/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário