sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CTB homenageia Delegado Protógenes Queiroz


Mario Ferrari entrega a homenagem ao "Delegado do Povo"

O Delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz ministrou uma concorrida palestra na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho em Curitiba. O evento foi promovido pelo Arquivo Manuel Jacinto Correia e pela Fundação Maurício Grabois. Protógenes foi o responsável por diversas operações que desbarataram enormes esquemas de corrupção e culminaram com a prisão de Paulo Maluf, Celso Pitta, Hildelbrando Pascoal, Daniel Dantas, entre outros.

Protógenes falou sobre a história recente do Brasil, partindo do regime militar até os dias de hoje. Desde o governo de Sarney, a quem chamou de “Dom José”, passando por Collor, a quem chamou de Dom Fernando I, e FHC, a quem chamou de Dom Fernando II. Segundo o Delegado, o “Estado Mínimo” implementado nos anos noventa por FHC foi o maior esquema de corrupção já armado no país, e somente na operação Satiagaha e na prisão de Daniel Dantas esse esquema foi elucidado.

Falou também de sua trajetória como Delegado da Polícia Federal e dos casos em que trabalhou, culminando com a operação Satiagaha, que lhe renderam a perseguição por parte de diversos setores, inclusive da imprensa e que resultaram no afastamento do cargo de Delegado e numa série de processos administrativos.

A partir do seu afastamento em 2008, Protógenes passou a ministrar palestras por todo o País. Segundo ele, foi esse contato com o povo que o fez optar pela participação política partidária. Recentemente, ele se filiou ao PCdoB, partido que ele afirma ser o melhor preparado para o combate das mazelas e da corrupção no Brasil.

Na sua visão, a mídia faz uma forte campanha para rebaixar a política partidária com o objetivo de manter afastadas as pessoas de bem. “Temos que lutar contra isso, pois a única saída para mudar de verdade o nosso país é a participação política. Quando as pessoas de bem participarem ativamente da vida política e partidária, nosso país será outro”, completou.

Ao fim da palestra, a CTB prestou uma homenagem através de uma placa entregue por Mário Ferrari, diretor da Central, parabenizando o “Delegado do Povo” pela coragem no combate a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário