sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Servidor Público: SIMEPAR defende plano de carreira que fixe os médicos no SUS

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná vem acompanhando os problemas enfrentados pelos médicos e médicas que trabalham no serviço público, como condições precárias, falta de medicamentos, excesso de trabalho, pressões e baixos salários. Não é a toa que os concursos abertos pelas prefeituras têm poucas inscrições e há muita rotatividade no funcionalismo. As condições de trabalho e o nível de renda na iniciativa privada são quase sempre melhores.

Esse descompasso leva ao absurdo de muitos gestores colocarem a culpa nos médicos. Não é raro ouvirmos prefeitos, secretários de saúde e outros gestores saírem dizendo que “os médicos não querem trabalhar”, “querem ganhar um fortuna”, entre outros absurdos. Bom, os gestores públicos não oferecem salários dignos, não oferecem condições de trabalho e a culpe é... dos médicos. Os exemplos recentes de Cuiabá e Caruaru são emblemáticos.

A Federação Nacional dos Médicos elaborou um Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos que se aplica aos médicos do serviço público. Essa é uma das saídas para resolver esses problemas e melhorar a qualidade no atendimento de saúde da população. É esse o plano que o SIMEPAR está apresentando para as prefeituras e para o Governo do Estado.

Leia a íntegra do PCCV elaborado pela FENAM

Veja entrevista do Presidente da FENAM, Dr. Argollo, falando sobre o PCCV:

Nenhum comentário:

Postar um comentário