terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Paraná vai vacinar 3,3 milhões contra a gripe A

Primeiro lote do medicamento chega ao Estado em duas semanas. Campanha começa em março.

O Paraná pretende vacinar no mínimo 3,3 milhões de pessoas na campanha nacional de vacinação contra a gripe A. A estimativa é do Ministério da Saúde. Todo o andamento será sustentado com base nos sistemas já utilizados por outras campanhas de imunização, como as que ocorrem anualmente contra a poliomielite e contra Influenza Sazonal. Ontem, o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, reuniu-se com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para repassar as informações sobre a campanha de vacinação que ocorrerá a partir do dia oito de março em todo o País.

“Vamos utilizar toda a estrutura já existente e utilizada em outras campanhas de vacinação”, explicou Martin. De acordo com ele, a questão da distribuição também não deverá ser problema. “Já organizamos a questão logística de repasse das doses enviadas pelo Ministério para à Secretaria e também para às Regionais de Saúde”, completou. A vacinação deverá atingir, pelo menos, as duas mil Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Paraná, além de postos móveis definidos pelos próprios municípios.

O Ministério da Saúde vai enviar as doses em etapas. A primeira remessa será no dia 22 de fevereiro e a última no dia 19 de abril. Ao todo serão cinco fases, cada uma delas ligada a uma das etapas de vacinação. A campanha ocorrerá de forma simultânea em todo o País e começará imunizando os trabalhadores da rede de atenção à saúde e a população indígena, entre os dias 8 e 19 de março. Na seqüência será a vez das gestantes, entre os dias 22 e 21 de maio. O grupo será o que terá maior tempo disponível para ser imunizada.

Crianças de seis meses a dois anos de idade e pacientes com doenças crônicas que podem agravar o quadro da nova gripe entram na terceira etapa, com o calendário entre os dias 22 de março e 2 de abril. Já a população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril. Por último, idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio. Estes, inclusive, terão ambas as vacinas disponíveis, tanto a sazonal quanto a contra a nova gripe, que devem ser aplicadas preferencialmente no mesmo dia.

Martin também lembrou que o Ministério da Saúde liberou os laboratórios para venda de vacinas em clínicas particulares, o que não afetará de maneira alguma a campanha na rede pública. Nestes locais não haverá um cronograma e a oferta será avaliada por cada clínica de acordo com a demanda apresentada.
Outra definição do encontro foi a proposição do secretário Gilberto Martin para a composição de um grupo técnico com representantes da Secretaria da Saúde e do Cosems para definir os subgrupos dos trabalhadores em saúde, bem como esmiuçar questões técnicas relativas aos doentes crônicos.

No ano passado o governo do Paraná investiu R$ 22 milhões para o enfrentamento da primeira onda da doença. Estes recursos foram aplicados na prevenção, diagnóstico e assistência. O Estado foi o primeiro a ter um laboratório de referência descentralizado pelo Ministério da Saúde, com o Lacen tendo autonomia para fazer os exames para confirmação de casos da Gripe A.

Fonte: Site Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário