quarta-feira, 3 de março de 2010

Brasil envia dois helicópteros para o Chile e prepara aeronaves para transportar hospital de campanha

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguiram hoje (2) para o Chile dois helicópteros H60, segundo especialistas que participaram da reunião do Gabinete de Crise da Presidência da República.

A Agência Brasil foi informada que os helicópteros farão uma longa viagem de Brasília para Mendoza (Argentina) até chegar a Santiago (Chile). Eles serão utilizados na ajuda às vítimas do terremoto ocorrido no último sábado (27).

O governo brasileiro prepara para enviar a partir de amanhã (3) aviões Hércules C-130, que levarão o hospital de campanha da Marinha e mais 22 médicos, enfermeiros e auxiliares para o Chile. Os detalhes da operação ainda estão sendo definidos pelo Gabinete de Crise da Presidência da República, sob comando do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Félix.

Uma das hipóteses analisada pelos integrantes do Gabinete de Crise é utilizar os aviões para transportar os brasileiros que estão no Chile e querem retornar ao país. A Embaixada do Brasil no Chile relacionou 700 pessoas entre adultos e crianças que têm urgência de retornar. Não há informações, por enquanto, de brasileiros entre as vítimas do terremoto.

Os especialistas informaram à Agência Brasil que, para o transporte do hospital de campanha da Marinha, serão necessários de cinco a seis voos do Brasil até o Chile. A estrutura é grande, pois tem capacidade para atendimentos diários, posto de triagem e um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de sala cirúrgica.

A estrutura hospitalar permite ainda atendimentos emergenciais e encaminhamento para outras unidades hospitalares. Por orientação do presidente Lula, o hospital e os profissionais de saúde deverão permanecer no Chile o tempo que for necessário, conforme orientações do goveno da presidente Michelle Bachelet.

Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário