quinta-feira, 4 de março de 2010

Vacinação contra gripe A pode diminuir doações de sangue em Curitiba

Para evitar a redução, as instituições reforçam o pedido para que novos e habituais doadores doem sangue antes de tomar a vacina para prevenir a nova gripe.

Com o início da imunização da população contra a gripe A H1N1 na próxima segunda-feira (8), os bancos de sangue temem que haja diminuição do número de doadores. Para evitar que isso aconteça, essas instituições reforçam o pedido para que novos e os habituais doadores doem sangue antes de tomarem a vacina para prevenir a nova gripe.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por precaução, as pessoas que forem imunizadas não devem doar sangue por 30 dias. A medida deve ser adotada porque nesse período haverá a formação de anticorpos contra a gripe A. O órgão reforçou que a medida foi tomada por precaução, uma vez que a mesma orientação foi dada em 2008, quando a população foi imunizada contra a rubéola.

A precaução, porém, não é entendida como necessária por toda a comunidade da área da saúde. Para o médico infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, quem receber transfusão de sangue de uma pessoa que tomou a vacina não irá correr nenhum risco. O infectologista explicou que a vacina da gripe A é fabricada com o “vírus morto”, por isso não teria como haver a transmissibilidade. Sendo assim, haveria riscos que a vacina fosse feita a partir do vírus ainda vivo. “Acredito que houve certo exagero. Não há nenhuma implicação para quem irá receber o sangue”, afirmou o médico.

Apesar disso, os bancos de sangue preparam estratégias para que os estoques de sangue não abaixem durante a campanha. De acordo com a chefe da assessoria de suporte ao usuário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Nely Coimbra, entre as estratégias que devem ser adotadas estão o envio de mala direta pelos Correio aos doadores cadastrados para lembrá-los de fazer a doação, o envio de correspondências para empresas parceiras do Hemepar, o agendamento de coletas de sangue em outros locais e também o pedido de doação de sangue aos parentes e amigos de pacientes que receberam transfusões.
Matéria completa no SIte da RPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário