terça-feira, 16 de março de 2010

Entidades e Governo tiram dúvidas sobre vacina contra Gripe A

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, participou nesta segunda-feira (15) de uma entrevista coletiva com representantes da sociedade médica sobre a vacinação contra a nova gripe. O objetivo do encontro, além de esclarecer a população sobre a campanha de imunização, também foi tirar dúvidas a respeito da vacina e acabar com mitos e boatos sobre o assunto.

“Este encontro foi marcado para que não haja desinformação. No começo, tentaram descaracterizar a vacina com e-mails alarmistas. A população pode tomar a vacina, tranquilamente, que o risco de reações adversas é igual a de outras vacinas”, explicou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Ele também reiterou que o Paraná seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde com relação à vacina, mas que a ampliação da campanha no Estado já foi pleiteada junto ao Governo Federal.

O Paraná é um dos únicos estados do Brasil que monitora e ainda divulga dados epidemiológicos sobre a gripe A. “Queremos sanar aqui qualquer dúvida ou informação conflitante sobre a vacina. A princípio serão disponibilizadas mais de 5 milhões de doses nas cinco etapas da vacinação. Isso significa que mais da metade a população será vacinada”, afirmou o secretário.

Martin ressaltou ainda que, apesar da possibilidade de uma reintensificação da doença no inverno, outros fatores podem amenizar o aparecimento de casos graves das doenças. “Um deles é a vacinação dos grupos prioritários, que equivale à metade da população do Paraná. O outro fator é que muitos paranaenses que já tiveram contato com o vírus na primeira onda e, portanto, já estão imunizados”, explicou.

Segundo o secretário, 430 mil doses já foram recebidas da vacina e estão sendo distribuídas aos municípios. “Vamos trabalhar intensamente para cumprir o cronograma de vacinação pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde. Assim, manteremos a estrutura dos serviços de saúde e evitaremos o risco de complicações. O objetivo da vacinação não é eliminar a circulação do vírus, é reduzir o risco de casos graves da doença”, informou.

COBERTURA - Durante a primeira semana da campanha de vacinação o Paraná vacinou 47.253 pessoas, sendo 43.137 profissionais de saúde e 4.116 indígenas, o que representa respectiva 40% e 30% do total de ambos os públicos. A meta definida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população dos grupos prioritários.

A média paranaense também levou o Estado a ter os melhores índices da região Sul, já que o Rio Grande do Sul imunizou 40.499 e Santa Catarina 31.173.

Secretaria da Saúde divulga novos números da Nova Gripe

Nesta segunda-feira (15) a Secretaria da Saúde também divulgou os novos números da Nova Gripe no Paraná. Em 2010 foram confirmados 459 casos da doença, sendo que sete pessoas tiveram complicações e morreram. Outros 419 casos foram negativos para influenza A (h1n1).

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário