sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nota do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná sobre o escândalo de corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR vem participando desde as primeiras manifestações do “Movimento Caça-Fantasmas da Assembléia Legislativa” integrado por entidades estudantis (UPE, UPES), centrais sindicais (CTB, CUT e outras), sindicatos, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), partidos e diversas entidades do movimento social organizado.

Assim como as demais entidades que integram o movimento, o SIMEPAR defende o imediato afastamento do Presidente da Assembleia, Deputado Nelson Justus, do Primeiro Secretário, Alexandre Curi, e dos demais membros da mesa diretora daquela casa de leis para que sejam devidamente apuradas as denúncias de irregularidades veiculadas na imprensa. A garantia de independência das investigações e da apuração dos fatos, com vistas a medidas judiciais efetivas depende disso.

O afastamento da atual mesa diretora permitirá mais rapidez nas ações da Justiça para a punição dos culpados e recuperação dos valores desviados. A magnitude administrativa, econômica, política e moral do escândalo, claramente sugere que os diretores afastados e presos, agiram sob ordens superiores. A identificação das fontes de onde saíram esses comandos depende também do afastamento dos componentes da mesa diretora onde estão os verdadeiros responsáveis pela Assembléia Legislativa e pelas suas finanças.

O SIMEPAR saúda a coragem e a competência dos jornalistas da RPC que apuraram os fatos apresentados em grandes e precisas reportagens. Saúda também os cidadãos e cidadãs paranaenses que vêm se manifestando, ocupando as ruas de diversas cidades, para mostrar seu repúdio ao assalto promovido aos cofres públicos. Saúda em especial os estudantes que estão na frente das manifestações e representam sempre o maior contingente a ocupar as ruas.

A recente iniciativa da OAB em conjunto com a FIEP de elaborar um manifesto convocando entidades, empresas e pessoas físicas a se integrarem no movimento pela moralidade, bem como à manifestação convocada para o próximo dia 08 de junho em Curitiba, também devem ser saudados como mais uma parcela da sociedade que se mobiliza para que os crimes cometidos em e contra a nossa Assembléia Legislativa sejam apurados e seus autores sejam devidamente punidos.

 A união de forças das entidades de estudantes, dos trabalhadores e do movimento popular, com a OAB, Federação das Indústrias e outros entes públicos faz crescer o movimento e aumentar as chances de que este clamor possibilite que a vontade do povo seja respeitada e os criminosos punidos.

Curitiba, 28 de maio de 2010

Mario Antonio Ferrari
Diretor Presidente do SIMEPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário