quinta-feira, 27 de maio de 2010

Secretaria da Saúde debate saúde dos trabalhadores com centrais sindicais

No dia 19 de maio, na Secretária de Estado da Saúde (SESA), foi realizada reunião com integrantes de diversas centrais sindicais, membros da Sesa e do Centro de Saúde do Trabalhador, onde foi discutida a proposta de realização de quatro eventos nas Regionais de Cascavel, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão, voltados à saúde e a segurança do trabalhador.

“Vamos analisar a proposta dos eventos e, caso elas realmente ocorram, a partir desse momento vamos definir datas e locais para a realização dos mesmos. Acredito que tenhamos, também, um evento de fechamento aqui em Curitiba”, explicou o secretário de estado da Saúde, Carlos Moreira Junior. Há expectativa é que sejam realizados a partir do mês de agosto.

Os eventos terão como objetivo identificar e discutir problemas na área da saúde do trabalhador visando a prevenção de acidentes de trabalho. A expectativa é que participem, por regional, cerca de 200 pessoas ligadas as centrais sindicais. As regionais podem sofrer alterações casos as centrais sindicais em comum acordo com a Secretaria da Saúde sintam necessário.

Dados da Previdência Social mostram que, por ano, aproximadamente são registrados 600 mil acidentes e doenças do trabalho entre os assegurados de Previdência Social. Entre esses registros contabiliza-se 20 mil doenças relacionadas ao trabalho, e parte destes acidentes e doenças tiveram como conseqüência o afastamento das atividades de 580 mil trabalhadores temporariamente e 8 mil por incapacidade permanente. São registradas por ano, cerca de 2,8 mil mortes. Por ano, são cerca de R$ 48 bilhões gastos com benefícios devido a acidentes e doenças do trabalho somado ao pagamento das aposentadorias especiais decorrentes das condições ambientais.

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Altino Loureiro; o dirigente da Força Sindical, Ildemar Borges; o representante da União Geral de Trabalhadores, Elizeu de Oliveira Freitas; o representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Amarildo Wenceloski, o diretor de saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Mario Antonio Ferrari, o coordenador de Relação do Trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho, Núncio Manala, o diretor do Centro de Saúde do Trabalhador do Paraná, David Claret Bueno.

Fonte: SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário