quinta-feira, 27 de maio de 2010

Diretoria do SIMEPAR é empossada para gestão 2010 - 2014

A Diretoria do Sindicato dos Médicos no Sindicato do Paraná, eleita em março, foi empossada em solenidade realizada no dia 21 de maio, em Curitiba. 



Com uma diretoria ampla e representativa das diversas regiões do Estado, a nova gestão do SIMEPAR terá o desafio de enfrentar a precarização dos contratos e das condições de trabalho dos médicos e médicas, tanto no serviço público como na iniciativa privada.

A solenidade foi muito representativa, contando com presença de lideranças sindicais, gestores públicos das três esferas, dirigentes da UNIMED, GreenCred, entre outras entidades.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do SIMEPAR, Dr. Mário Ferrari; pelo presidente estadual da Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), José Agnaldo Pereira; o Dr. Jucenir Ferreira Marques, diretor da Unimed Curitiba; o Dr. Jorge Cendon Garrido, diretor do SIMEPAR e vice-prefeito de Santo Antonio da Platina, o Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki, presidente da Sociedade Paranaense de Médicos Escritores; o Dr. Ademir Rau, diretor da GreenCred; pelo Dr. Mateus Chomatas, diretor da Secretaria Municipal de Saúde, representando o Prefeito de Curitiba Luciano Ducci, pelo Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior, Secretário Estadual de Saúde, que também representou o Governador Orlando Pessuti; e pelo assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, representando o ministro Orlando Silva e o Governo Federal.

Após a apresentação da nova diretoria, o presidente Mario Ferrari, declarou-a empossada e fez seu discurso aos presentes.  Em sua fala, o presidente do SIMEPAR relembrou fatos da história do Sindicalismo Médico no Paraná que teve sua origem em 1931, destacou o momento promissor por que passam o Brasil e o Paraná. Citou os avanços no campo econômico, a ampliação da democracia e o protagonismo internacional do nosso país.

Mario Ferrari destacou a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como eventos que trarão sólidos investimentos para as cidades e que devem deixar um legado de desenvolvimento e valorização do nosso país e do nosso povo, especialmente, na educação, esporte, cultura e saúde.

Ressaltou porém que nosso país e estado ainda precisam avançar muito para que proporcionem justiça e dignidade para todo seu povo. Citou os recentes escândalos de Corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná como um exemplo do que de ruim deve ser banido da nossa vida política.

Citou também o exemplo da vitória na luta pelo fim da multa da privatização do BANESTADO. “Não fosse o trabalho iniciado por Roberto Requião, continuado e concluído por Orlando Pessutti, apoiado e com a União da Bancada paranaense no Congresso Nacional, em especial a atuação de Osmar Dias, aquele legado neoliberal continuaria sangrando economicamente o nosso estado,” disse.

Segundo Mario Ferrari, para ser uma nação plena e soberana, que respeite e atenda às reais necessidades da população, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, com reformas estruturais com fortalecimento da nação e do papel do estado.

Destacou então a necessidade de que a saúde pública seja tratada com a importância que tem e merece. Afirmou ser necessário desfazer a noção de que a saúde pública é um gasto. A saúde deve ser tratada como investimento, como política de estado. Pois, está mais do que provado que ações de saúde pública envolvendo promoção, prevenção e atendimento continuado resultam em melhor qualidade de vida para a população e redução nos gastos públicos.

Para garantir o financiamento adequado à saúde pública e fixar os profissionais no serviço público, Dr. Mario afirmou ser necessária a imediata regulamentação da Emenda Constitucional 29; e a instituição de planos de carreira que tragam garantias de evolução e perspectivas de crescimento profissional.

Segundo ele, lutar por melhores condições de remuneração e trabalho, longe de ser uma atitude corporativista, é uma necessidade, por respeito à profissão e à população em geral. “Médicos e médicas mal remunerados com carga horária excessiva são prejudicados e podem trazer danos a todos.”

Mario Ferrari citou ainda as lutas dos médicos e médicas que atual na saúde suplementar e necessidade da união das entidades médicas em defesa do cooperativismo de trabalho como forma de combater a baixa remuneração imposta pelas seguradoras e operadoras de planos de saúde.

E concluiu dizendo: “Estes, meus amigos e amigas são os principais pontos que devem nortear o movimento sindical dos médicos que, antes de qualquer coisa, deve ter em mente que acima dos interesses da corporação nós devemos colocar a profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminação de qualquer natureza. Todos, somos parte do todo. Todos e cada um de nós somos insubstituíveis!”

Em seguida, os demais componentes da mesa saudaram a posse do SIMEPAR. Dr. Matheus Chomatas, da Prefeitura de Curitiba, falou das diversas vezes que ele e o Dr. Mario Ferrari estiveram em lados opostos nas disputas por questões trabalhistas, enaltecendo o respeito que tem pelo SIMEPAR e pela sua luta.

O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Carlos Augusto Moreira Júnior, fez sua saudação a nova diretoria do SIMEPAR, destacou os esforços do governo para levar atendimento de qualidade na saúde em todo o Estado e falou da dificuldade de contratação de médicos e médicas especialistas nas cidades do interior. Por fim enalteceu a intervenção do SIMEPAR nos assuntos mais importantes da política paranaense.

Ricardo Gomyde, do Ministério do Esporte, falou da relação do esporte com a qualidade de vida e a saúde da população. Destacou a copa do mundo e a olimpíada citadas pelo Dr. Mario Ferrari, como excelentes oportunidades para que o país se desenvolva e tenha um salto de qualidade nos serviços públicos e na cidadania.

Ao fim da solenidade, Mario Ferrari entregou um quadro em homenagem ao Doutor Octavio Augusto da Silveira, filho (foto) do fundador do primeiro Sindicato Médico do Paraná.

O Dr. Murilo Rubens Schaefer vice-presidente do SIMEPAR, juntamente com o presidente do SIMEPAR, aproveitaram a presença do Secretário Estadual de Saúde para marcar uma audiência do SIMEPAR. Na oportunidade, os sindicalistas apresentarão a proposta de Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) elaborado pela FENAM. Segundo Dr. Murilo, o PCCV é uma maneira de resolver o problema de falta de médicos nas cidades do interior. Além do Plano, a instituição da carreira de estado para médicos e médicas seria outra forma de levar profissionais qualificados para os pequenos municípios e localidades mais distantes.

Além das autoridades citadas, também prestigiaram a solenidade de posse do SIMEPAR: o presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Paraná (FETIEP), Luiz Gin; o vice-presidente da FETIEP e dirigente do Sindicato dos Químicos do Paraná, Francisco Rodrigues Sobrinho; o Secretário de Relações Institucionais da CTB-PR, Zenir Teixeira; o Diretor da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná, Thiago Andrade Pinto; o coordenador-geral do Instituto Adolpho Bauer, Adilton de Paula; o diretor da FETIEP e da CTB, Nelsinho Bonardi; e as dirigentes da União Brasileira de Mulheres Dóris de Jesus e Maria de Fátima de Azevedo Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário