quinta-feira, 10 de junho de 2010

Médicos de CMUM de Curitiba se mobilizam por melhores condições de trabalho

Um grupo de cerca de 70 médicos que trabalham em um Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) elaborou uma pauta de reivindicações em que relatam uma série de problemas nas condições de trabalho, solicitando ao SIMEPAR que tome as providências junto a Prefeitura Municipal.

Os médicos e médicas manifestam descontentamento e desaprovação com a política de saúde pública adotadas neste serviço. Eles buscam melhorias das condições salariais e de trabalho com o objetivo de melhorar o atendimento à população. 

Eles pedem equiparação salarial, tendo em vista que há médicos contratados para o mesmo serviço com salários diferentes. Também pedem a implantação de "Sistema de Triagem" visando priorização dos pacientes com necessidade de atendimento emergencial e o complemento das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais para atendimento de demanda reprimida não-emergencial existente.

Solicitam também a instalação de equipamentos de segurança como câmeras visando identificação facilitada de todos os usuários e a instalação de módulo da Polícia Militar anexo para maior segurança a usuários e profissionais. Segundo os médicos, os casos de agressão aos profissionais são freqüentes.

O SIMEPAR já demonstrou preocupação em relação a forma de contratação dos médicos, que são terceirizados. Também já pediu na justiça a equiparação salarial dos mesmos. O Ministério Público do Trabalho está investigando os contratos. Agora o Sindicato, irá oficiar o Prefeito Municipal e a Secretária de Saúde do Município sobre os problemas enfrentados pelos médicos e marcar audiência para discutir a pauta e a solução desses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário