segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vacinação contra a gripe A será levada a todos os profissionais da educação no PR

A vacinação começa nesta segunda-feira (14) e vai até sábado dia (19). Estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde 100 mil doses da vacina. Para se vacinar os profissionais devem ir aos postos de saúde munidos de declaração do local onde trabalham afirmando que são trabalhadores de educação. O Paraná já vacinou mais de 5,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% da população definida na pelas faixas etárias do Ministério da Saúde

O governador Orlando Pessuti e o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, anunciaram nesta quinta-feira (10), na interiorização da Escola de Governo, em Londrina, a ampliação da vacinação da gripe H1N1 para todos os profissionais que trabalham em educação no Paraná, incluindo ensino superior. A campanha começa na próxima segunda-feira (14) e vai até o sábado dia (19).

“São 100 mil doses de vacina oferecidas pelo Ministério da Saúde. O governador Pessuti, desde o início da campanha de vacinação, esteve em contato constante com o ministro José Gomes Temporão e conseguimos estendê-la a um número maior de paranaenses. Nós precisamos fazer a vacinação em menos de uma semana, porque o inverno está próximo”, afirmou Moreira.

Para a vacinação, os profissionais devem comparecer aos postos de saúde, munidos de declaração do local onde trabalham, confirmando que são trabalhadores de educação. “Com a vacinação, cerca de 60% da população paranaense estará imune ao vírus, se considerarmos as pessoas que tiveram contato direto ou indireto durante o ano passado com o vírus da gripe A”, acrescentou Moreira.

O Paraná já vacinou mais de 5,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% da população definida na pelas faixas etárias do Ministério da Saúde. Proporcionalmente, é o estado que mais vacinação dentre todas as federações do país. No Brasil 76 milhões de vacinas – 86% da população.

PROGRAMA – Com a ampliação da vacina para professores e funcionários de escolas que não estão nos grupos prioritários, as Secretarias estaduais da Saúde e da Educação começam um programa específico para esses profissionais. “Já conversei com a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, e daremos seguimento a um novo programa de saúde para os professores. Zelar pela saúde desses profissionais, que tanto fazem pelo nosso Estado é cuidar da saúde de todos os paranaenses”, enfatizou o secretário. O programa pretende ampliar a cobertura à saúde dos professores em diversas áreas, sobretudo com ações preventivas.

POLIOMIELITE – Moreira reforçou o pedido aos pais de crianças com idade até 5 anos, que as leve para tomar a primeira dose contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A vacinação é dividida em duas etapas, a primeira será sábado (12) e a segunda, em 14 de agosto. Para cada etapa estão disponíveis 1,5 milhão de doses da vacina, distribuídas entre 4.100 postos. Os pontos de atendimento têm horário de funcionamento, das 8h às 17h, e cerca de 8 mil pessoas estarão envolvidas na vacinação.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário