segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Filhos de pacientes de câncer precisam de atenção especial

Fonte: Gazeta do Povo

Pais devem contar que estão doentes

Especialistas aconselham a falar a verdade seja qual for o problema de saúde. Só nos EUA, 1,5 milhão de pacientes com câncer tinham filhos menores de 18 anos

Ter algum parente próximo com uma doença grave é uma situação delicada e que muitas vezes desestabiliza toda a família. Mas como contar a uma criança que seu pai ou mãe está com câncer? Um estudo publicado no início do mês passado, na versão online do jornal especializado Câncer, revelou que nos Estados Unidos 1,5 milhão de pacientes que sobreviveram à doença têm filhos com menos de 18 anos. Considerando que, devido aos hábitos de vida atuais, o câncer é uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas jovens e que ao mesmo tempo casais estão tendo filhos mais tarde, essa é uma situação que deve se tornar cada vez mais frequente na vida familiar.

Diante de uma questão dessas, surge a dúvida: as crianças devem ser informadas sobre a real condição de saúde dos pais? Para os especialistas, a resposta é sim. E isso não vale apenas para os casos de câncer, mas também para outras doenças graves que debilitam os pais ou colocam a vida deles em risco.

“É preciso respeitar a idade da criança e o que ela quer saber sobre o assunto, mas prezamos sempre pela verdade”, diz a psicóloga do setor de pediatria do Hospital Erasto Gaertner, Iolanda Galvão. Além de ser responsável pelo acompanhamento das crianças internadas, ela também acompanha as que vão ao hospital visitar parentes doentes. “Nenhuma criança menor de 12 anos entra para uma visita sem ter passado por uma avaliação nossa”, diz.

Continue lendo a matéria no Site da RPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário