segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Usuários do SUS tem reclamações no Paraná

Matéria do Jornal O Estado do Paraná, via Paraná On Line.

A demora para conseguir um atendimento é uma das maiores queixas.

A Constituição Federal de 1988 garante: a saúde é direito de todos e dever do Estado. Na teoria o artigo 196 é de extrema importância, mas será que na prática é isso que acontece? Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba afirmam que filas e demoras no agendamento de exames e cirurgias são frequentes. Muitos temem, inclusive, por dependerem do SUS como única forma de acesso à saúde.

Após fraturar um osso do braço em acidente de trânsito, Osvaldo de Freitas, 71 anos, ficou cinco dias internado pelo SUS no Hospital São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), à espera de vaga em outro estabelecimento para ser operado. Foi transferido para o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, onde esperou mais 20 dias para fazer a cirurgia. Em duas ocasiões, passou o dia em jejum para realizar o procedimento, que foi adiado. "O atendimento por parte do hospital foi muito bom, mas esperar a peça que faltava para finalizar o meu tratamento foi extremamente difícil. Junto comigo no quarto vi muitas pessoas sofrendo também pela demora no atendimento", relata Osvaldo.

O usuário Vanderlei de Souza conta que esperou uma tarde inteira para poder fazer um Raio-X e ser atendido pelo médico. "Toda vez que preciso de um atendimento é essa demora. Como não tenho plano de saúde, tenho que depender do SUS, o que não é nada bom", diz. Clarisse do Rocio Schechtel fala que tem medo de depender do sistema público em um momento de emergência. "Tenho Diabetes e pressão alta. Não sei o que pode acontecer caso sofra uma crise. Tenho medo de depender do SUS", relata.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o SUS é descentralizado em todo o Brasil. Ou seja, não há hierarquização e os gerentes locais (secretarias municipais e estaduais) são responsáveis por todo o atendimento. Em Curitiba, pelo município ter gestão plena do SUS, a responsabilidade por essa demora de atendimentos é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

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