terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Informa da SESA: Paraná tem 1.383 casos confirmados de dengue

Em sete semanas, foram confirmados 1.383 casos de dengue no Estado. O número foi divulgado pela Secretaria da Saúde o informe semanal desta segunda-feira (21), que traz ainda a notificação de 9.562 casos e a confirmação de 23 casos graves e uma morte.

Segundo o informe, dos 399 municípios do Estado 193 já notificaram casos de dengue em 2011. Os municípios com maior número de notificações são Londrina (3.624), Jacarezinho (1.123), Foz do Iguaçu (751) e Cornélio Procópio (364). Os casos confirmados seguem a mesma tendência das notificações. Londrina lidera com 638 casos, seguida por Jacarezinho (343), Cornélio Procópio (147) e Foz do Iguaçu (101).

“O governo monitora semanalmente os casos de dengue no Paraná e, a partir dos números informados à sala de situação, a Secretaria da Saúde norteia ações de controle e combate à doença. No entanto, a população não pode baixar a guarda. Precisa eliminar a água parada dos quintais – e quem tiver sintomas de dengue deve procurar os serviços de saúde para evitar que o quadro se agrave”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A situação mais grave está no município de Londrina. Dos 638 casos confirmados, 22 foram classificados como graves (18 casos de dengue com complicação e quatro casos de febre hemorrágica da dengue - FHD) e houve uma morte. O outro caso de FHD foi confirmado em Porecatu, município próximo a Londrina.

A Secretaria da Saúde também confirmou a investigação de cinco mortes por dengue desde o início do ano (três em Londrina e duas em Jacarezinho). Na semana passada, o município de Londrina concluiu duas investigações: uma morte foi descartada e outra foi confirmada como FHD. As demais continuam em investigação pelas equipes de vigilância em Saúde dos municípios.

Liraa – Nesta semana, a Secretaria da Saúde promove, em parceria com o Ministério da Saúde, o treinamento para técnicos de regionais de saúde e municípios que realizarão o Levantamento de Infestação Rápido do Aedes Aegypti (Liraa). O governo está ampliando de 25 para 65 o número de municípios que realizam este levantamento. “O Liraa possibilita que os municípios conheçam seus índices de infestação predial com mais rapidez, permitindo a aplicação das medidas de controle necessárias para eliminação do mosquito”, ressaltou Sezifredo Paz.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário