quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Londrina confirma primeira morte por dengue

Via Jornale
 
A primeira morte por dengue no sul do Brasil este ano foi confirmada na quarta-feira (16) em Londrina. Os exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Universitário (HU) de Londrina constataram dengue hemorrágica de grau um - a escala vai até três - em uma aposentada de 64 anos. Um segundo paciente que morreu com sintomas da doença teve resultado negativo para a dengue; uma terceira vítima, de 40 anos, depende de exames de patologia.

A cidade responde sozinha por quase metade dos 922 casos de dengue registrados pela Secretaria de Saúde do Estado em todo o Paraná. Em toda a 17ª Regional de Saúde, coordenada por Londrina e à qual pertencem 22 municípios, são 454 casos. O número de pacientes infectados pelo vírus quase dobrou desde a semana passada, quando eram 275 as confirmações na cidade.

De acordo com a diretora de Epidemiologia da secretaria de saúde em Londrina, Sandra Caldeira, a paciente que morreu com a doença morava na zona leste da cidade, onde estão 75% dos casos. “Lá, certamente, temos uma epidemia. No restante da cidade, a situação ainda está sob análise”, disse.

Também no norte do Estado, mas em outra subdivisão da secretaria estadual - 19ª Regional -, Jacarezinho, com cerca de 39.000 habitantes, concentra 268 casos confirmados e investiga uma morte - eram quatro óbitos suspeitos, até hoje. Na sequência vem a cidade de Foz do Iguaçu (oeste), com 69 dos 81 pacientes infectados pelo vírus na 9ª Regional. Em Jacarezinho, a Prefeitura criou um disque-denúncia (para terrenos sujos ou com mato alto) como forma de conter o avanço dos focos que ajudam a proliferar o vírus.

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado, do último dia 11, a maioria dos 7.158 casos suspeitos de dengue notificados em 178 municípios também está nessas três regionais: 2.650 na de Londrina, 938 na de Jacarezinho e 601 na de Foz.

Ano passado, o Paraná registrou 33.456 casos de dengue e 15 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário