quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entidades discutem honorários com a Unimed Curitiba

A Comissão Estadual de Honorários Médicos formada pela Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, recebeu, na segunda-feira (14) o presidente da Unimed Curitiba, Sérgio Ioshii, para discutir os honorários pagos pela Unimed aos médicos cooperados. Ioshii foi convidado a participar da reunião pelo Dr. Paulo Mauricio Piá de Andrade que coordena um fórum virtual de defesa dos médicos.


Participaram da reunião o presidente da AMP, José Fernando Macedo; o vice-presidente, João Carlos Baracho; o secretário-geral, Gilberto Pascolat; e o diretor Jairo Sponholz; o presidente do CRMPR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha; o secretário-geral do Simepar, Darley Rugeri Wollmann Jr; o primeiro secretário, Sidon Mendes de Oliveira; e o Paulo Mauricio Piá de Andrade do Fórum Médico. Representando a Unimed Curitiba, junto com Ioshii, estiveram o diretor vice-presidente Agenor Ferreira da Silva Filho e o gerente de marketing Marcelo João.

Ioshii afirmou que a questão do valor pago ao médico pela consulta (em média R$ 42) é um desafio, principalmente pelo grande número de profissionais envolvidos na cooperativa. “Hoje são mais de quatro mil médicos cooperados, em Curitiba. Usuários são 528 mil”, afirma. Um dos obstáculos para o aumento dos honorários segundo ele é “excesso” de procedimentos requisitados pelos prestadores.

Darley Wollmann lembrou que o SIMEPAR, com o apoio da AMP e do CRM, ajuizou ações contra as operadoras de plano de saúde, exceto contra as cooperativas por sua natureza jurídica. Além disso, a UNIMED foi a única operadora que se fez presente quando o Sindicato solicitou mediação do Ministério do Trabalho. Mas segundo ele, “não há justificativa para culpar os médicos pelos baixos honorários que recebem”.

As entidades esperam que, desta vez, essa retomada do diálogo com a Unimed Curitiba resulte em avanços.

Com informações e foto da AMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário