sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fisioterapeutas querem se descredenciar dos planos de saúde no Paraná

Matéria do Estado do Paraná: http://oestadodoparana.com.br/

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fizeram um ato de protesto contra os planos de saúde na manhã desta sexta-feira (1.º), na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Eles reivindicam reajuste dos honorários pelos planos de saúde. Os profissionais foram até a Boca Maldita com o objetivo de esclarecer a população que deixarão de atender aos pacientes por meio dos planos a partir do dia 7 de abril.

De acordo com a presidente da Associação Paranaense de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (APFisio), Marlene Izidoro Vieira, com o descredenciamento os profissionais devem realizar atendimentos particulares. “Vamos fazer pacotes de tratamento para nossos pacientes, o que eles pagam ao plano podem pagar diretamente às clínicas”.

Marlene ressalta que o atendimento particular vai beneficiar ambas as partes. “Muitos dos pacientes têm vergonha de ser atendidos pelo plano devido aos transtornos”.

Os fisioterapeutas precisam de um reajuste de 200% nos honorários para recuperar as perdas ao longo dos anos, já os terapeutas ocupacionais reivindicam reajuste de pelo menos 40%. Marlene conta que os únicos convênios que negociaram o reajuste foram Sanepar, Itaipu, Copel e Fusex. “Todas as reuniões com os demais planos não tiveram êxito, eles não dão retorno”.

A categoria não tem reajuste há 19 anos. Os fisioterapeutas recebem dos planos de saúde apenas R$ 6 de honorário por paciente. Para o proprietário da Clínica Deconti, Décio Deconti, é resultado de um desequilíbrio sócio-econômico. “O que recebi em 1996 é o mesmo que recebo hoje”. “Até o Sistema Único de Saúde (SUS) paga mais”, ressalta.

O primeiro fisioterapeuta do Paraná, Cícero Magalhães, que completa 50 anos de formação este ano, reforça a necessidade da classe em lutar pelo reajuste porque os profissionais já não conseguem sobreviver com salários tão baixos. “É uma vergonha este descaso” e finaliza “os planos querem quantidade e não qualidade”.

Aproximadamente 85% dos atendimentos realizados pelos fisioterapeutas são por meio dos planos de saúde. No Paraná há 10 mil fisioterapeutas e cerca de 700 terapeutas ocupacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário