Matéria do Jornal Gazeta do Povo.
Centro para atender preferencialmente a terceira idade deveria ter sido inaugurado há seis meses, mas permanece com as portas fechadas
Enquanto idosos esperam na fila ou aguardam dias para fazer algum tipo de tratamento no Centro de Urgências Médicas do bairro Pinheirinho, em Curitiba, a três quadras dali o Hospital do Idoso, que seria referência de atendimento a esse público, continua fechado. A inauguração do hospital estava prevista para março deste ano, mas, passados quase seis meses, as portas não se abriram, mesmo com a construção concluída.
A nova data de inauguração estabelecida pela prefeitura de Curitiba, responsável pelo hospital, é o primeiro semestre do ano que vem. Como o concurso público para a contratação de funcionários deve ocorrer somente em fevereiro, é provável que o Hospital do Idoso só funcione a partir do segundo trimestre de 2012.
Para o paciente Felix de Miranda Morais, 85 anos, que passou o fim de semana em um centro de saúde, a notícia não é nada boa. Ele foi, no último sábado, ao Centro de Urgências Médicas do bairro Pinheirinho e descobriu que estava com pneumonia e precisava ser internado. O centro não tinha leitos disponíveis e os funcionários não conseguiam encontrar um hospital de Curitiba que o recebesse. Felix recebeu soro no corredor de espera e passou a noite ali, em uma cadeira de plástico. No domingo, os funcionários localizaram um leito disponível no Hospital Santa Izabel, mas não conseguiam fazer a requisição para transferir o paciente porque tinham outras urgências para atender. “Meu avô esperou até segunda, às 15 horas, para conseguir a transferência. Passou duas noites no posto”, afirma o neto de Felix, Dalton Cleber Tonet.
Continue lendo no Portal da Gazeta do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário