terça-feira, 8 de novembro de 2011

Médicos dos CMUM’s retomarão greve a partir de 21 de novembro

Os médicos e médicas dos Centros Municipais de Urgências Médicas de Curitiba decidiram retomar a greve suspensa em agosto passado. O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR, já emitiu o comunicado da paralisação à Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Medicina, Prefeitura Municipal e empregadores dos médicos.

Os profissionais permaneceram em estado de greve após a suspensão da greve em decorrência do acordo firmando no Tribunal Regional do Trabalho, no dia 19 de agosto. O referido acordo previa que o os médicos não fariam paralisação até o dia 30 de setembro do corrente ano. Em contrapartida, o município de Curitiba e os empregadores se comprometeram a negociar melhores condições de remuneração e de trabalho para os médicos.

Após inúmeras tratativas de negociações infrutíferas, a categoria reuniu-se em assembléia e deliberou pela paralisação do atendimento, com a preservação do atendimento mínimo.

Segundo os médicos, as condições precárias de trabalho e de remuneração estão pondo em risco a saúde da população. Há diversos relatos de escalas de trabalho que não são preenchidas pelo simples motivo de que cada vez menos médicos se sujeitam a trabalhar sob essas condições. Chegam ao SIMEPAR repetidas denúncias de que menos da metade dos médicos previstos para um determinado turno estão realmente trabalhando, fazendo com que as filas de pacientes ultrapassem cinco, às vezes seis horas de espera.

Nas últimas duas semanas, o Sindicato comunicou a imprensa para que divulgasse o problema. Algumas rádios produziram notícia. O Jornal do Estado chegou a produzir matéria de capa sobre o assunto.

Os diretores do SIMEPAR visitarão novamente todas as unidades dos CMUM’s nos próximos dias para orientar os médicos e organizar a paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário