sexta-feira, 9 de março de 2012

SIMEPAR apóia Campanha da Fraternidade em defesa da Saúde Pública

Dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 08 de março, com o Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, para manifestar o apoio do Sindicato à Campanha da Fraternidade da CNBB de 2012, que tem o tema “Fraternidade e Saúde Pública”.

Participaram da audiência, o presidente do SIMEPAR e secretário geral da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Mario Antônio Ferrari; a diretora do SIMEPAR, Dra. Claudia Paola Carrasco Aguilar; e o advogado e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Dr. José Montenegro Antero.

A Dra. Claudia, Dom Moacyr, Dr. Antero e Dr. Ferrari

O Dr. Mario Ferrari afirmou que a diretoria do SIMEPAR recebeu com muita alegria a notícia do tema da Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano. Segundo ele, “a escolha do tema demonstra a importância da Saúde Pública, a gravidade dos problemas enfrentados pelos profissionais da saúde e pelos usuários, bem como a sensibilidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para com esta importante questão social”.

A Dra. Claudia Paola disse que os profissionais de saúde, em especial os médicos, encontram dificuldades para atender toda a demanda da saúde pública e acabam por sofrer situações de sobrecarga de trabalho e até violência. “É preciso mais verbas e o fim dos desvios e da corrupção para que a população possa realmente ser bem atendida”.

Dom Moacyr Vitti se disse muito feliz em receber o apoio do SIMEPAR, e que a participação ativa dos médicos engrandece a campanha e pode gerar muitos bons frutos. O Arcebispo citou as principais medidas da Campanha que são o intenso debate com os fiéis nas comunidades por todo o país; a intervenção junto aos governantes por mais verbas; o combate à terceirização nos moldes das organizações sociais e o combate à corrupção. Dom Moacyr também criticou o corte nas verbas da saúde anunciado recentemente pelo governo federal. 

Dom Moacyr entrega o material da Campanha para Dra. Claudia Aguilar

Algumas medidas conjuntas foram discutidas e devem ser colocadas em prática nas próximas semanas. Entre elas, Dom Moacyr sugeriu a aproximação dos médicos com a Pastoral da Saúde, idéia muito bem recebida pelos dirigentes do SIMEPAR. Ao fim, Dom Moacyr presenteou o SIMEPAR com o material informativo da Campanha da Fraternidade.

Um comentário:

  1. O SIMEPAR está de parabéns pela aproximação com a igreja Católica, cuja causa é comum com a do movimento médico. Ela pode ser um poderoso aliado!

    ResponderExcluir