terça-feira, 29 de maio de 2012

Médicos do HC fazem paralisação contra MP 568

Os médicos do Hospital de Clinicas de Curitiba iniciaram nesta segunda-feira, dia 28 de maio, uma paralisação de quatro dias em protesto à Medida Provisória número 568/2012 do Governo Federal.

Essa medida interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também, a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo. Médicos que têm hoje uma jornada de 20h/semanais no serviço público, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração.

A paralisação vem tendo forte repercussão na imprensa e se soma às mobilizações de diversos setores da UFPR. Os professores e os estudantes de medicina já estão em greve e os servidores técnicos administrativos tem previsão de entrar em greve a partir do dia 11 de junho.

Os médicos do HC elegeram uma comissão para dar os encaminhamentos ao movimento. Essa comissão é presidida pelo Dr. Niazy Ramos Filho. Na manhã de segunda-feira, no início da paralisação, os médicos realizaram uma assembléia para discutir os detalhes da MP e os rumos do movimento.

Na assembleia, o Dr. Niazy afirmou que os médicos contam com o apoio da Direção do Hospital de Clinicas, da Reitoria da UFPR, do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC), do CRM, da Associação Médica e do Sindicato dos Médicos (SIMEPAR), além do Sinditest que é o Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade.

Somente os atendimentos de emergência foram mantidos. Nesta quarta-feira os médicos deverão realizar uma passeata pelo Centro de Curitiba para expor suas reivindicações à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário