quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretário de Saúde de Curitiba visita o SIMEPAR e debate a saúde pública


O Secretário Municipal de Saúde de Curitiba, Dr. Adriano Massuda, visitou o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná na noite de terça-feira e se reuniu com os dirigentes de entidade e médicos das UPAs da Capital. A visita havia sido combinada logo no início da atual gestão municipal quando dirigentes do SIMEPAR estiveram na SMS reunidos com novo secretário. Adriano Massuda integra a diretoria do SIMEPAR.

Na reunião foram discutidos diversos temas relativos à saúde pública e em especial a gesta municipal do SUS. Após uma introdução feita pelo Dr. José Ferreira Lopes e pelo presidente em exercício do SIMEPAR, Dr. Sidon Mendes de Oliveira, os demais fizeram uma rodada de sugestões, reivindicações e questionamentos, e logo após Massuda buscou responder com propostas e relatos de intervenções em planejamento ou já em curso.

Drs. Mario Ferrari, José Ferreira Lopes e Adriano Massuda

O Diretor Financeiro da FENAM, Dr. Mario Ferrari, saudou a visita do secretário e fez um histórico do trabalho médico nas unidades de urgência e emergência de Curitiba, que hoje são chamadas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), desde seu início, passando pela terceirização até a contratação dos médicos pela Fundação Estatal de Atenção Especial à Saúde. Falou também das mobilizações dos médicos por melhores condições de trabalho e remuneração, chegando ao recém assinado Acordo Coletivo de Trabalho entre o SIMEPAR e a FEAES, que alcança 60% do valor do piso preconizado pela FENAM; que não é o ideal, mas representa um enorme avanço em relação à remuneração de dois anos atrás.

Em seguida, os demais presentes abordaram diversos aspectos do atendimento no SUS em Curitiba. A sobrecarga das UPAs por atendimentos que deveriam ser feitos nas unidades básicas, as condições de trabalho, atendimento e segurança dos profissionais de saúde de um modo geral, a situação dos grandes hospitais que atendem ao SUS, entre outros assuntos foram abordados.

Em sua fala, o Dr. Adriano Massuda, se disse feliz por voltar ao SIMEPAR, e fez um relato sobre os primeiros meses à frente da Secretaria. Segundo ele, assim como em outras áreas, a situação deixada pela gestão anterior na Prefeitura de Curitiba foi calamitosa. E isso acabou se agravando pela crise no Hospital Evangélico, primeiro no âmbito financeiro, depois pelas denuncias de antecipação de mortes na UTI. Massuda falou que só suportou a pressão dos primeiros meses pois havia trabalhado na gestão de crises no Ministério da Saúde, onde ocupava cargo de Secretário Executivo até ser indicado para assumir a secretaria em Curitiba.


Ao final da conversa, o Dr. Sidon Mendes de Oliveira, presidente em exercício do SIMEAPAR,  fez a entrega formal (foto acima) do modelo de Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos elaborado pela FENAM em parceira com a Fundação Getúlio Vargas. Esse documento deverá servir de base para a formatação da carreira tanto dos médicos da FEAES, como dos médicos servidores públicos do município. Além do PCCV, Dr. Sidon entregou uma cópia da pauta dos médicos que foi protocolado junto aos candidatos a prefeito na eleição do ano passado, com a qual o atual prefeito firmou compromisso com a maioria dos itens.

O Dr. Massuda propôs ainda que o SIMEPAR e a Secretaria programassem uma agenda de debates entre médicos para discutir questões como a atenção básica com a estratégia de saúde da família, o atendimento de urgência e emergência, saúde mental, saúde dos trabalhadores, etc. Os debates contarão com a participação dos gestores e equipe técnica de cada área e serão abertos à participação dos médicos. O primeiro encontro será já no início de julho.

Veja mais fotos: 

......
......
......
.....IMG_1722

Nenhum comentário:

Postar um comentário