quarta-feira, 24 de julho de 2013

Entidades médicas do Paraná definem cronograma da greve

 

Reunidos na manhã de terça-feira, na sede da Associação Médica do Paraná, os presidentes do Sindicato dos Médicos do Paraná, Murilo Schaefer, da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho e do Conselho Regional de Medicina, Alexandre Bley, além do diretor da Federação Nacional dos Médicos, Darley Rugeri Wollmann Junior, definiram um calendário de atividades da categoria para os dias em que a classe se mantiver em estado de greve. Toda a programação visa à realização de um grande ato público no dia 30, quando os médicos voltarão a paralisar suas atividades.

Para garantir a maior adesão e apoio possível ao movimento, as entidades convocaram uma série de reuniões para os próximos dias. Entre quarta-feira e sexta-feira, serão recebidos, na sede da AMP, os coordenadores dos cursos de medicina de Curitiba (com participação, por teleconferência, dos coordenadores dos cursos das universidades do interior do Estado), e os diretórios acadêmicos e comissões de Residência Médica.

Entre os dias 24 e 29, quando estarão atendendo normalmente, os médicos serão orientados a obter assinaturas de seus pacientes e da população em geral para um documento em defesa da derrubadas dos vetos ao projeto que regulamenta da Medicina, contrário à Medida Provisória 621 e em defesa do investimento de 10% do Orçamento da União em Saúde Pública. As assinaturas serão anexadas a uma carta (a ser redigida pelos presidentes das entidades), que será enviada ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), com as reivindicações da classe sobre os temas que hoje tramitam no Parlamento. Ainda na terça-feira, foi realizada, no Ministério do Trabalho, uma reunião das entidades médicas juntamente com a FEHOSPAR e SINDIPAR, onde ficou definido que, conjuntamente, as cinco entidades publicarão uma nota à população, dando ciência da paralisação dos dias 30 e 31, em jornais de grande circulação na sexta-feira, dia 26.

Paralelamente, caberá ao departamento de marketing da AMP, com o auxílio do CRM e do SIMEPAR, a elaboração de uma campanha publicitária para o movimento, com a elaboração de identidade visual para outdoors e cartazes. As assessorias de imprensa elaborarão, em conjunto, um informe à sociedade que será publicado, no próximo dia 26, nos jornais de grande circulação do Estado informando sobre a paralisação dos atendimentos nos dias 30 e 31. Uma série de entrevistas em rádio e televisão também será agendada para os representantes das entidades.

A nova paralisação da classe médica paranaense será marcada pela concentração de médicos, residentes e estudantes de medicina às 9h30 do dia 30 na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, em um grande ato público da categoria. À tarde, distribuídos em diversos pontos de concentração popular da cidade, os médicos realizarão um trabalho de conscientização da sociedade, com a distribuição de panfletos e conversas com a população. O ato junto à população será repetido nos períodos na manhã e da tarde do dia 31. O terceiro dia de paralisação terminará com novo encontro dos médicos na sede da AMP para avaliar o movimento e decidir os próximos passos.

Com CRM e AMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário