A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), articula realizar o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) com urgência. A ação faz parte da pauta de enfrentamento ao lançamento do Programa Mais Médicos nesta segunda-feira (08).
Na tarde desta quarta-feira (10), os presidentes das três entidades médicas nacionais (FENAM, CFM e AMB), respectivamente Geraldo Ferreira, Roberto d’Ávila e Florentino Cardoso, estarão reunidos com suas assessorias jurídicas e parlamentares para estabelecer os próximos passos do movimento. Além da convocação do Enem, será estudado o anúncio de greve e analisados os projetos de interesse da categoria. Os principais são as matérias que destinam 10% das receitas da União para a saúde, a criação de carreira de estado para o médico e a aprovação do Ato Médico.
Enem
O Enem configura um fórum de alta representatividade do segmento médico no Brasil. Além de convidados e observadores, o plenário será formado por 400 delegados escolhidos pelos estados. Os resultados do XII Enem compõem documento que é encaminhado aos médicos, à sociedade, às autoridades e aos candidatos nas próximas eleições aos cargos majoritários e proporcionais. Para as entidades nacionais, o encontro é uma oportunidade ímpar para quem pensa no futuro da saúde brasileira, ainda mais no momento em que o país se encontra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário