A ementa que dispõe sobre a criação de carreira de estado para médicos, a Proposta de Emenda à Constituição Nº 34 de 2011, está pronta para ir à votação do Senado. O senador Paulo Davim (PV-RN), relator da matéria, recebeu nesta terça-feira (02) em seu gabinete, líderes do movimento médico e assessoria jurídica para acordar os últimos detalhes. "O texto está sendo discutido nesta casa com as entidades médicas e com o Ministério da Saúde. Após os ajustes que foram feitos, estou muito confiante que a PEC será aprovada", afirmou.
Para a Federação Nacional dos Médicos, somente concurso público, baseado em uma carreira federal, poderá resolver a falta de médicos nos interiores do país, e principalmente em regiões d difícil acesso. A luta das lideranças médicas é que a PEC seja aprovada com urgência, evitando assim, a importação de médicos estrangeiros. Segundo o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, precisam ser abertas aproximadamente 6 mil vagas, número sugerido pelo governo, para profissionais brasileiros e não de outros países.
Espera-se que o texto seja votado na próxima semana. A PEC 34 passará por dois turnos no Senado e depois segue para apreciação na Câmara. Se aprovada, vai para sanção presidencial. No dia 26 de junho, a matéria foi retirada da pauta de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e encaminhada ao Plenário.
Fonte: FENAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário