segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Situação do HC é desesperadora e concurso público é urgente, diz Sindicato

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está em crise devido a falta de funcionários. A situação ficou evidente depois que o reitor da instituição, Zaki Akel, anunciou nesta terça-feira (15) o fechamento de 94 leitos do HC, que correspondem a 20% das 457 vagas em operação.

Para o secretário geral do Sindicato dos Médicos do estado, Darley Wollmann, a única solução para o problema é a abertura de concurso público. Segundo ele, o último processo de seleção para a entrada de novos funcionários foi realizado em 1994. “O estado do HC é crônico. O deficit de trabalhadores chegou a um limite intolerável. Hoje, o hospital sofre com a falta de gestão de recursos humanos e financeiros”, afirmou à Banda B em entrevista nesta quarta (16).

O fechamento dos leitos foi determinado após uma notificação da Justiça do Trabalho, que pede o redimensionamento das escalas dos servidores. A decisão, para Wollmann, é uma orientação do governo federal para terceirizar o HC, através da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “Essa adesão prejudica o ensino dos alunos e o atendimento aos pacientes, já que as vagas pelo SUS diminuiriam drasticamente”, disse o diretor-geral.

Ele ressaltou ainda que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) cardiológica tem 12 leitos disponíveis, mas que a falta de funcionários permite que apenas quatro deles permaneçam em funcionamento. “Nós temos vagas, estrutura, mas não temos funcionários. Eu só me pergunto por que um dos maiores hospitais do país está sendo tratado dessa forma”, concluiu.

Fonte: Portal Rádio Banda B

Nenhum comentário:

Postar um comentário