segunda-feira, 31 de março de 2014

SIMEPAR discute criação da FUNEAS na OAB Paraná

A advogada Ana Paula Pavelski, do SIMEPAR - Sindicato dos Médicos do Paraná, participou da reunião técnica sobre os serviços de saúde e a legalidade da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS), realizada na manhã de sexta-feira (28), na sede da OAB Paraná. O encontro foi organizado pelas Comissões de Gestão Pública e Controle da Administração e de Direito à Saúde.

A assessora jurídica do Sindicato, Ana Paula Pavelski, advogada e professora de Direito do Trabalho, ressaltou que a Fundação Estadual de Saúde segue a sistemática de gestão dos serviços de saúde, pela própria administração pública, por meio de uma fundação integrante da administração indireta, devendo observar preceitos inerentes a licitações e concurso público, para contratação de seus empregados públicos. Quanto ao regime celetista, destacou a importância da Súmula 390 do TST, que garante as prerrogativas do art. 41, da Constituição, aos empregados celetistas, inclusive aqueles vinculados a Fundações Públicas, caso da entidade ora criada.

Durante seu pronunciamento, Ana Paula traçou um paralelo entre a Fundação Estadual, recém criada, e a FEAES (Fundação Municipal de Saúde de Curitiba), destacando o importante papel do Sindicato, nas negociações coletivas dos direitos dos médicos trabalhadores dessas fundações, negociação esta que está contribuindo para concretização de direitos sociais dos trabalhadores, médicos, atraindo mão-de-obra médica para a administração pública, contornando um problema atual de gestão pública de saúde no Brasil. Destacou, ainda, que a Fundação Estadual, ao mesmo tempo que se espelha nos benefícios do sistema fundacional público, deve também aprender com os erros deste, atentando para a necessidade de estruturação de um RH eficiente e que observe, desde o início das contratações, todos os direitos dos médicos e demais profissionais que venham a ser contratados por concurso.

O presidente da Comissão de Gestão Pública, Luciano Reis, abriu a reunião destacando a importância do tema. A advogada Andressa Jarletti de Oliveira representou a Comissão de Direito à Saúde e ressaltou a complexidade dos assuntos relacionados à área. Representantes dos municípios de Chopinzinho e Prudentópolis também estiveram presentes ao debate. 

O diretor geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Gustavo Justo Schulz, destacou as ações da FEAES no âmbito municipal, e explicou como a fundação estatal de direito privado no âmbito da cidade de Curitiba tem conseguido manter serviços médicos para população da capital. Entre as ações, Schulz destacou a redução da fila para exames de Raio X para população,  a administração o Hospital do Idoso, além de garantir a contratação de funcionários para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

No evento, ainda, fizeram pronunciamentos o procurador da Secretaria Estadual de Saúde, Carlos Alexandre Lorga, e do professor e procurador do Estado, Fernando Mânica. A Comissão de Gestão e Controle da Administração Pública conta, como um de seus integrantes, Luiz Gustavo de Andrade, advogado e também assessor jurídico do Simepar. 



Fonte: Assessorias de Imprensa e Jurídica do Simepar/OAB Paraná

Fotos: Heloisa Rego

Nenhum comentário:

Postar um comentário