Profissionais da Secretaria da Saúde e do SESC-Pr realizaram 560 testes rápidos para o diagnóstico das hepatites virais B e C nesta quarta-feira (30), na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. O evento marcou o dia de Luta contra as Hepatites Virais, que foi celebrado no dia 28 de julho.
A realização de testes rápidos contribui para o diagnóstico precoce. Os testes são realizados em todos os municípios do Estado. “Cerca de 2,6 mil profissionais estão capacitados para realizar o teste no Paraná”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
“Os exames são simples e rápidos. Um para hepatite B e outro para hepatite C. Todo o processo é feito em cerca de 30 minutos e a pessoa já sai com o resultado e encaminhamento para tratamento, se necessário”, enfatiza o superintendente.
Tanto a hepatite B quanto a hepatite C tem tratamento gratuito na rede pública de saúde. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior é a chance da pessoa conviver com a doença sem sofrer com sua forma aguda ou desenvolver quadros de cirrose e câncer.
Incidência - Somente em 2013, o Paraná registrou 1.821 novos casos de hepatite B e 939 de hepatite C. Os números são maiores que em 2012, quando foram 1.733 do tipo B e 923 do tipo C. Segundo o levantamento, a incidência de casos é maior no oeste e sudoeste
Fonte: SESA/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário