sábado, 30 de agosto de 2014

Inovação atrai Conferência Internacional da Saúde para Curitiba

A comissão organizadora da 22ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, um dos maiores eventos da área, que será realizada em Curitiba em 2016, foi recebida nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Gustavo Fruet. Foto: Maurilio Cheli/SMCS
A comissão organizadora da 22ª Conferência Internacional de Promoção da Saúde, um dos maiores eventos da área, que será realizada em Curitiba em 2016, foi recebida nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Gustavo Fruet. O presidente da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (IUHPE, na sigla em inglês), o australiano Michael Sparks, ressaltou, em conversa com o prefeito, que Curitiba é um bom exemplo internacional de políticas públicas inovadoras e que isso contribuiu na decisão de trazer a Conferência pela primeira vez à América do Sul.
“Curitiba tem similaridades com Canberra, a capital da Austrália, nos projetos que lidam com as necessidades sociais da população e na valorização dos espaços verdes”, disse Sparks, que está na capital paranaense participando do Seminário Internacional da Promoção da Saúde, uma espécie de encontro prévio para a Conferência. “É preciso que isso seja ainda mais conhecido no mundo, e a Conferência pode contribuir nesse sentido.”
“A Conferência é muito bem-vinda a Curitiba e pode fortalecer nossa estratégia de integração das políticas públicas de áreas diversas”, afirmou Fruet.
Com o tema “Saúde em Todas as Políticas”, a Conferência Internacional enfatizará a promoção da saúde interligada a projetos educacionais, de mobilidade urbana e do meio ambiente, por exemplo. O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, lembrou que Curitiba já tem boas iniciativas nesse sentido, como o Programa Saúde na Escola (PSE) e a própria implantação da Via Calma. “Já no seminário desta semana, discutimos a saúde integrada ao trânsito, à educação. Queremos fortalecer essa abordagem”, afirmou Massuda.
Em sua última edição, no ano passado, a Conferência reuniu representantes de 85 países durante cinco dias na cidade de Patthaya, na Tailândia. “É como uma Copa do Mundo para o nosso setor”, brincou o secretário.
Fonte: SMCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário