quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Espaço da criança e novo painel eletrônico melhoram atendimento na UPA Pinheirinho

As crianças que aguardam consulta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Pinheirinho agora têm um espaço para brincar enquanto não são chamados pelos médicos. A UPA Pinheirinho atende, em média, 400 pacientes por dia e tem realizado esta e outras mudanças para melhorar o conforto dos pacientes e o ambiente de trabalho no local.
UPA Pinheirinho. Foto: SMCS
O “Espaço da Criança” foi aberto nesta semana, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, e tem brinquedos educativos com os quais os pequenos conseguem se distrair.
O espaço conta com mesinhas, jogos de tabuada e alfabeto e desenhos para colorir. A professora Criciane Branco ficou surpresa com o local quando levou o filho Aron, de 4 anos, para consultar na unidade. “Não conhecia a UPA do Pinheirinho, mas achei muito boa a iniciativa dos funcionários de montarem um ambiente onde as crianças podem se divertir com brinquedos. É uma ideia que deve ser levada para os outros equipamentos da saúde”, disse.
“As UPAs são um serviço de urgência e emergência, ou seja, o trabalho no local tem uma tensão e um estresse inerentes a essa característica, e o novo espaço lúdico ajuda amenizar esse sentimento”, diz o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda. A iniciativa da equipe da UPA Pinheirinho, elogiada pelos usuários pelo seu caráter inovador, deverá ser estendida às demais unidades de pronto atendimento da cidade.
Atendimento
Recepção UPA Pinheirinho. Foto: Everson Bressan/SMCS
Além da reforma na recepção da unidade, o novo painel eletrônico também tem facilitado e agilizado o atendimento na UPA Pinheirinho. Antes do equipamento, a chamada para a consulta médica era feita verbalmente e os pacientes costumavam esperá-la no corredor de acessoaos consultórios. Agora, as pessoas aguardam o atendimento acomodados na sala de espera, em um espaço de aproximadamente 90 metros quadrados.
“No momento do cadastro, quando o paciente tem dificuldade visual, é feita uma observação na ficha. Para esses casos, o chamado continua sendo feito verbalmente. Agora os pacientes esperam com mais conforto e os profissionais trabalham menos estressados”, garante o coordenador da UPA Pinheirinho, Juliano Custódio.
A auxiliar de cozinha Isabel Moreira foi à unidade acompanhar o ex-marido, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e aprovou as melhorias. “Já vim aqui outras vezes em busca de atendimento, mas a melhora foi significativa. Com o painel sabemos que não vamos perder o chamado para a consulta, e para quem tem filhos ou netos pequenos, como é o meu caso, é um alento saber que eles têm um lugar para brincar enquanto esperam. Quando eram obrigados a ficar sentados esperando, ficavam irritados e estressados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário