quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sete municípios paranaenses estão em epidemia de dengue

SA
Foto: SESA/PR
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou na quinta-feira (12) o balanço da situação da dengue no Paraná. Sete municípios estão em situação de epidemia e 107 registram casos da doença, a maioria em cidades da região norte, noroeste e oeste. O Estado confirmou 892 casos de dengue nos últimos seis meses, o que significa um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com 187 ocorrências a mais.

As cidades de Itaúna do Sul, Paranapoema, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Rio Bom, Jataizinho e Rancho Alegre do Oeste registram uma média acima de 300 casos da doença por 100 mil habitantes, o que determina a situação de epidemia. Outras seis cidades têm risco médio de infestação: Uraí, Tamboara, Diamante do Norte, Amaporã, Loanda e Iporã. Essas informações estão no levantamento do índice rápido de infestação, realizado entre os meses de dezembro/2014 e janeiro/2015. O estudo é feito em 270 municípios paranaenses, considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. 

Diante da avaliação, o Estado alerta a população para eliminar recipientes que acumulam água e que favorecem a proliferação do mosquito transmissor. ”Nesse período de chuvas de verão e forte calor nas regiões de maior incidência, devemos aumentar os cuidados para não permitir focos de infestação”, explicou a coordenadora do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

“Se não houver acúmulo de recipientes que retém água parada, os mosquitos não se reproduzem. Por isso é importante que as pessoas verifiquem semanalmente suas casas e quintais em busca de locais que podem se tornar criadouros”, completa Ivana.

Casos graves – O 8º boletim epidemiológico da dengue relata a ocorrência de três casos graves, que evoluíram para cura, e confirma a primeira morte pela doença no Paraná no período entre agosto de 2014 e fevereiro deste ano. Exames realizados no Laboratório Central do Estado confirmaram que a causa da morte da mulher de 66 anos, que apresentava outras comorbidades e residia em São João do Caiuá, foi dengue.

A Secretaria estadual da Saúde analisa ainda um caso relatado como suspeito de morte por dengue em Ângulo, no norte do Estado. A mulher, de 45 anos, morreu no Hospital Cristo Rei, em Astorga, e os primeiros exames realizados foram negativos para a doença. O caso segue em investigação para identificar qual foi a causa da morte.

Os municípios com maior número de casos confirmados são Londrina (100), Itaúna do Sul (86) e São João do Caiuá (62).

Orientações para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue


- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos;
- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados; 
- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;
- Remover a sujeira das calhas e ralos; 
- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;
- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;
- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;
- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;
- Manter vasos sanitários sem uso fechados;
- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;
- Esticar lonas para não formar poças;
- Lavar os recipientes de água dos animais uma vez por semana;

Acesse aqui o boletim completo

Fonte: SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário