![]() |
Campanha de vacinação contra a gripe. Foto: Cesar Brustolin |
“Após a aplicação, a vacina demora, em média, 15 dias para fazer o efeito. Por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será a eficácia da vacina neste período em que as temperaturas já estão mais baixas”, alertou.
Assim como nos anos anteriores, a composição da vacina foi planejada para conceder proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Seu uso é contraindicado para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
“A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz. Ela tem impacto direto na redução do número de internamentos e mortes pela doença no Estado, pois é indicada para aqueles grupos que apresentam maior risco de agravamento do quadro clínico”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas.
A campanha segue até sexta-feira (22). Neste ano, a expectativa é vacinar 2,9 milhões de paranaenses. O público alvo da campanha são gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde, doentes crônicos, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
Fonte: SESA/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário