segunda-feira, 18 de maio de 2015

SIM Paraná ajuda na recuperação de dependentes químicos na região oeste

36
Em funcionamento há pouco mais de um ano, o Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR) está se consolidando como uma unidade de referência para o atendimento a dependentes de álcool, crack e outras drogas na região de Toledo. Neste período, cerca de 200 pessoas já foram acompanhadas pelos profissionais do serviço, que oferece assistência integral em saúde mental aos pacientes acolhidos e seus respectivos familiares.

A grande diferença do SIM é que ele tem caráter regional e foi concebido para complementar a rede de atenção psicossocial organizada no oeste do Estado. Localizado em Toledo, a unidade é administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (Ciscopar) e atende pacientes dos 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 150 mil na implantação do serviço e ainda garante um repasse de custeio mental de R$ 52,5 mil para a manutenção do atendimento. “Esta é a primeira vez que o Estado aplica recursos próprios em serviços ambulatoriais especializados em saúde mental”, afirmou o chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria Estadual da Saúde, Juliano Gevaerd.

A estrutura foi instalada em uma casa ampla e arejada, no centro da cidade. A intenção foi transformar o SIMPR em um ambiente acolhedor e o mais próximo de uma verdadeira residência familiar. Todo o espaço foi adaptado de acordo com as normas de Vigilância Sanitária e oferece conforto e segurança aos usuários e profissionais de saúde que atuam na unidade.

Atualmente, o SIMPR oferece atendimento ambulatorial (consultas e atividades terapêuticas) durante o dia e acolhimento noturno para pacientes que necessitam de um acompanhamento permanente. Esta ala de acolhimento conta com oito leitos, divididos em três quartos, sendo um específico para atendimento feminino.

5De acordo com o secretário-executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti, o serviço trabalha de forma integrada com os municípios, estabelecendo um melhor fluxo para o encaminhamento de cada caso. “Aqui o paciente fica por até 14 dias, tendo a assistência ideal para enfrentar aquele momento mais crítico que é a abstinência e o início do tratamento. A partir disso, trabalhamos com atividades de reinserção social para que ele volte pra casa e tenha um acompanhamento ambulatorial, com o apoio da família”, destaca.

PLANO TERAPÊUTICO - Toda a rotina de tratamento é definida por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. “Já na primeira consulta montamos um plano terapêutico singular para cada paciente, levando em conta as afinidades do indivíduo e também suas condições clínicas”, explica o coordenador do SIMPR de Toledo, Thiago Murilo Correia Neves.

Atualmente, pelo menos 150 pacientes ainda estão vinculados ao SIMPR e frequentam as oficinas e demais atividades desenvolvidas pela equipe do serviço. O usuário tem à disposição desde oficinas de artesanato, cinema, jogos, jardinagem e trabalhos manuais, até rodas de discussão sobre direitos sociais e cuidados com a saúde. Certas atividades também contam com a participação de familiares.

5PREVENÇÃO - Outra novidade com a abertura do SIMPR em Toledo foi o reforço nas atividades educativas e de prevenção contra a dependência química. Os profissionais estimulam as equipes de unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios a atuarem em conjunto com a sociedade para reduzir o impacto social do álcool e outras drogas.

Em agosto, por exemplo, o SIMPR vai promover uma série de ações em parceria com escolas estaduais da região para propor o debate sobre a dependência química dentro das salas de aula. O objetivo é sensibilizar a rede de ensino e fomentar o desenvolvimento de projetos educativos na área por parte de professores, alunos e comunidade em geral.

DEBATE - No dia 26 de junho, inclusive, será realizado o I Seminário Regional sobre Drogas, no teatro municipal de Toledo. O evento é aberto ao público e envolverá profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e segurança. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do fim do mês de maio no site da prefeitura da cidade.

Veja os Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR) já implantados:

GUARAPUAVA (5ª Regional de Saúde)
TOLEDO (20ª Regional de Saúde)
CASCAVEL (10ª Regional de Saúde)
MARMELEIRO (8ª Regional de Saúde – Francisco Beltrão)
CONGONHINHAS (18ª Regional de Saúde – Cornélio Procópio)

Fonte: SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário