Em funcionamento há pouco mais de um ano, o Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR) está se consolidando como uma unidade de referência para o atendimento a dependentes de álcool, crack e outras drogas na região de Toledo. Neste período, cerca de 200 pessoas já foram acompanhadas pelos profissionais do serviço, que oferece assistência integral em saúde mental aos pacientes acolhidos e seus respectivos familiares.
A grande diferença do SIM é que ele tem caráter regional e foi concebido para complementar a rede de atenção psicossocial organizada no oeste do Estado. Localizado em Toledo, a unidade é administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (Ciscopar) e atende pacientes dos 18 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde.
Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 150 mil na implantação do serviço e ainda garante um repasse de custeio mental de R$ 52,5 mil para a manutenção do atendimento. “Esta é a primeira vez que o Estado aplica recursos próprios em serviços ambulatoriais especializados em saúde mental”, afirmou o chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria Estadual da Saúde, Juliano Gevaerd.
A estrutura foi instalada em uma casa ampla e arejada, no centro da cidade. A intenção foi transformar o SIMPR em um ambiente acolhedor e o mais próximo de uma verdadeira residência familiar. Todo o espaço foi adaptado de acordo com as normas de Vigilância Sanitária e oferece conforto e segurança aos usuários e profissionais de saúde que atuam na unidade.
Atualmente, o SIMPR oferece atendimento ambulatorial (consultas e atividades terapêuticas) durante o dia e acolhimento noturno para pacientes que necessitam de um acompanhamento permanente. Esta ala de acolhimento conta com oito leitos, divididos em três quartos, sendo um específico para atendimento feminino.
PLANO TERAPÊUTICO - Toda a rotina de tratamento é definida por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. “Já na primeira consulta montamos um plano terapêutico singular para cada paciente, levando em conta as afinidades do indivíduo e também suas condições clínicas”, explica o coordenador do SIMPR de Toledo, Thiago Murilo Correia Neves.
Atualmente, pelo menos 150 pacientes ainda estão vinculados ao SIMPR e frequentam as oficinas e demais atividades desenvolvidas pela equipe do serviço. O usuário tem à disposição desde oficinas de artesanato, cinema, jogos, jardinagem e trabalhos manuais, até rodas de discussão sobre direitos sociais e cuidados com a saúde. Certas atividades também contam com a participação de familiares.

Em agosto, por exemplo, o SIMPR vai promover uma série de ações em parceria com escolas estaduais da região para propor o debate sobre a dependência química dentro das salas de aula. O objetivo é sensibilizar a rede de ensino e fomentar o desenvolvimento de projetos educativos na área por parte de professores, alunos e comunidade em geral.
DEBATE - No dia 26 de junho, inclusive, será realizado o I Seminário Regional sobre Drogas, no teatro municipal de Toledo. O evento é aberto ao público e envolverá profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e segurança. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do fim do mês de maio no site da prefeitura da cidade.
Veja os Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR) já implantados:
GUARAPUAVA (5ª Regional de Saúde)
TOLEDO (20ª Regional de Saúde)
CASCAVEL (10ª Regional de Saúde)
MARMELEIRO (8ª Regional de Saúde – Francisco Beltrão)
CONGONHINHAS (18ª Regional de Saúde – Cornélio Procópio)
Fonte: SESA/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário