sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FEAES - Pacientes do Hospital do Idoso recebem visita dos Tutores do Riso


tutores do riso

Todos os meses, o grupo voluntário ‘Tutores do Riso’ visita os internos do Hospital do Idoso Zilda Arns. Vestidos de palhaço e com muita música, o grupo passa pelos leitos do hospital, levando conforto a todos os pacientes, inclusive aos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Formado por acadêmicos do curso de enfermagem, profissionais da área da saúde, músicos e outros voluntários, o grupo fez um estudo prévio sobre o trajeto a percorrer no Hospital e as condutas necessárias para evitar a contaminação com os pacientes. 

“Estudamos um repertório musical e investimos em muito improviso nos textos e nas brincadeiras. Hoje é um vício roubar sorrisos. Sempre que possível dou lugar ao Tutor Hilário Delírio para que ele leve do seu jeito diferente, uma nova alegria e esperança a quem precisa”, conta o enfermeiro Irajá Poli, idealizador e diretor executivo do projeto.

No início os pacientes ficam desconfiados com o barulho nos corredores, mas logo a desconfiança dá lugar ao sorriso. “É reconfortante e até mesmo emocionante ouvir que eles vieram para dizer que tem muita gente torcendo pela melhora dos pacientes. Dá um novo ânimo”, diz Luiz Carlos que acompanhava o pai internado no Hospital. “Não é fácil ficar aqui. 
Por mais que os enfermeiros e médicos tenham um cuidado todo especial, ficar em um hospital sempre é difícil. Essa alegria que eles trazem nos dá mais ânimo para enfrentar este período”, ressaltou Ana Rosa, que estava em um dos quartos visitados pelo grupo.

Para a psicóloga que coordena o Grupo de Humanização do hospital, Denise Jamus, essa presença transforma todo o ambiente. “Os voluntários realizam ações lúdicas que transformam a rotina de dor e preocupação. Isso é benéfico tanto para o paciente como para os acompanhantes e funcionários”.

Atualmente, 26 pessoas participam do “Tutores do Riso”, cujo objetivo é implementar ações efetivas na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O grupo está vinculado ao Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Fonte: Assessoria de Imprensa - FEAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário