quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PM abre comemoração com campanha de doação de sangue


saNesta quarta-feira (5) a Polícia Militar do Paraná abriu uma campanha de doação de sangue em todo o Estado para comemorar seu 161º aniversário. “Vamos incentivar todos os militares estaduais a se engajarem, pois além garantir a segurança queremos fazer outras ações em prol da sociedade paranaense, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, que fez doação de sangue no Centro Hematologia Hemoterapia do Estado do Paraná (Hemepar), em Curitiba.

De acordo com a administradora do Hemepar, Eliane Rocha, com parcerias como esta o banco de sangue consegue manter estoques para atender a demanda por doações. “A Polícia Militar sempre foi uma parceira. Neste mês de agosto os policiais nos mostram mais uma vez que são cidadãos conscientes”, afirmou.

COMO DOAR - Os militares estaduais, da reserva e da ativa, familiares e amigos que queiram doar sangue devem ir ao Hemepar, na Travessa João Prosdócimo, em Curitiba. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado no dia da coleta e apresentar documento oficial com foto.

Todo doador é cadastrado no sistema do Hemepar e recebe um questionário para responder. Em seguida é feita uma triagem clínica para ver se o voluntário preenche os requisitos para a doação, além de uma triagem hematológica para verificar se o candidato não tem anemia. Caso os resultados autorizem a doação, é feita uma coleta de aproximadamente 450 ml de sangue.

saSegundo o comandante do 13º BPM, tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, a ideia é incentivar os policiais e familiares a também se cadastrarem como doadores de medula óssea. “Eu me surpreendi com o número de voluntários, ultrapassou as expectativas. A iniciativa é muito válida, pois ao doarmos sangue ajudamos o próximo”, disse Assunção.

Muitos policiais e bombeiros militares participaram da campanha, como o soldado Márcio Leandro Viana do 13º BPM. “Aproveitamos a oportunidade para juntar os amigos e vir fazer a doação. Quando estamos na rua procuramos cuidar da população e agora queremos poder ajudar ainda mais”, disse ele.

Fonte: SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário