quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CFM - Vinte e um países assinam o Compromisso de San Salvador

Foram dois dias de trabalho e intercâmbios sobre a situação atual das comissões nacionais de Bioética
Foram dois dias de trabalho e intercâmbios sobre a situação atual das comissões nacionais de Bioética
Especialistas representando 21 países da América Latina e do Caribe assinaram, durante o II Seminário Regional de Comitês Nacionais de Bioética, que aconteceu em San Salvador nos dias 9 e 10 setembro , o "Compromisso de San Salvador". O documento é considerado um marco ao formalizar a intenção de manter ativa a Rede Latino-Americana de Comissões Nacionais de Bioética – criada em 2011, em Santo Domingo, República Dominicana.
Nas palavras de Susana Vidal, médica e especialista da Unesco, este foi "um passo em frente para a realização do mandato Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos". Na ocasião, foram eleitos o coordenador da Rede, Victor Pacheco (Equador), e o subcoordenador Edgard Lobos (El Salvador).
Trabalhos – Após dois dias de trabalho intenso e ricos intercâmbios sobre a situação atual das comissões nacionais de Bioética na região, a Rede aprovou um novo plano de trabalho. Ao assinar um documento conjunto, os participantes foram pessoalmente empenhados em promover a criação de comissões nacionais de bioética nos países onde esse tipo de grupo não existe e fortalecer os já criados seguindo os critérios de independência, pluralidade e interdisciplinaridade promovidas pela Unesco.
Para este fim, eles concordaram com a criação de uma plataforma participativa a partir da qual esses países apoiarão uns aos outros na identificação de problemas comuns e nas possíveis formas de alcançar soluções para os seus problemas. A estratégia incentivará o intercâmbio de conhecimentos e experiências em bioética, mecanismos de comunicação regional e internacional, a promoção de ações de formação comuns e recolhimento de informações, e incentivar reflexões éticas sobre questões emergentes e persistentes, tendo em conta as particularidades de cada país.


Fonte: Portal CFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário