terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fórum sobre doação e transplante de órgãos finaliza ações do Setembro Verde

Para encerrar o Setembro Verde, mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos, a Central Estadual de Transplantes do Paraná (CET) organiza o II Fórum Paraná pela Vida. O evento aborda assuntos relacionados aos desafios e às estratégias no processo de doação e transplantes de órgãos. 

O Fórum ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro no hotel Bristol Portal do Iguaçu, em Curitiba. A programação também contempla o I Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Paraná. São esperados em torno de 250 participantes entre profissionais de hospitais públicos e privados do Estado e estudantes da área de saúde.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, explica a importância de existir um projeto como o Setembro Verde, que promove debates sobre a questão para que as pessoas se familiarizem com o tema e percam o medo da doação de órgãos. Para ela, em muitos casos a desinformação é a pior inimiga. “Um boato, uma informação errada ou mal compreendida pode fazer com que as famílias desistam de doar”, destaca. 

O Paraná avançou na área de transplantes de órgãos e tecidos, alcançando a terceira posição entre os estados brasileiros. Em 2010, era o décimo. Foi um aumento de 130%, de 183 transplantes realizados em 2010, para 422 em 2014.

Fórum sobre doação e transplante de órgãos finaliza ações do Setembro VerdeBALANÇO – Ações por todo o Paraná marcaram o Setembro Verde. Já no primeiro dia do mês, o Jardim Botânico de Curitiba foi iluminado de verde. Treinamentos técnicos voltados a profissionais envolvidos com a captação e doação de órgãos em hospitais como São Vicente em Curitiba e Rocio em Campo Largo, fizeram parte das ações da Central Estadual de Transplantes. 

A CET também passou por escolas, faculdades, empresas e igrejas de Curitiba e Região Metropolitana panfletando e falando sobre a importância da doação de órgãos. As palestras contribuíram para que dúvidas pudessem ser esclarecidas e para que haja maior segurança e sensibilização das pessoas sobre o assunto. 

Maringá realizou a PedalAção pelo dia Nacional de Doação de Órgãos, dia 27. Um passeio reuniu vários ciclistas com trajeto do Parque Ingá até as ruas centrais da cidade incentivando a doação.

Em Ponta Grossa, o hospital Bom Jesus organizou a I Caminhada pela Vida – Doe Órgãos, Multiplique Vida, também no último domingo (27). Além disso, uma palestra para estudantes de enfermagem e colaboradores falou sobre a importância da doação de órgãos. Quem participou dos eventos foi convidado a doar um quilo de alimento, que serão enviados a famílias do município que tiveram prejuízos com as fortes tempestades da última semana. 

Para encerrar o Setembro Verde, mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos, a Central Estadual de Transplantes do Paraná (CET) organiza o II Fórum Paraná pela Vida. O evento aborda assuntos relacionados aos desafios e às estratégias no processo de doação e transplantes de órgãos.REGIÃO NORTE – A Santa Casa do município de Bandeirantes também foi iluminada de verde. A Santa Casa de Arapongas organizou uma carreata para panfletagem que passou por toda a cidade. Agentes comunitários aproveitaram o mês para realizar palestras educativas para a comunidade com o objetivo de sensibilizar diversos grupos sobre a doação. Ainda em Arapongas, o Hospital João de Freitas realizou palestras abertas ao público.

O Hospital da Providência, de Apucarana, a Santa Casa e o HU de Londrina também organizaram atividades de panfletagem e palestras tanto para o público interno quanto externo durante o mês da campanha. O Dia D do Hospital Evangélico de Londrina chamou a atenção da população por envolver todos os colaboradores, desde enfermeiros e médicos até limpeza e recepção, em seminários relacionados à doação e transplantes. 

“O desconhecimento pode fazer com que as pessoas deixem de aceitar a doação de órgãos. Por isso, é importante informar todos os públicos do hospital que possam ter contato com potenciais famílias doadoras, para que estejam sensibilizados e possam disseminar essa campanha”, explica a chefe da Central de Transplantes da Região Norte, Ogle Beatriz Bacchi de Souza.

No dia 16, a Central de Transplantes da Região Norte realizou uma mesa redonda com líderes religiosos para discutir a morte encefálica. “É grande o número de famílias que pedem orientações religiosas na hora de decidir se vão doar órgãos de entes queridos. Além disso, esses líderes ocupam uma posição importante como multiplicadores de ideias, justificando a importância de envolvê-los na campanha”, diz Ogle.

Em Londrina também aconteceu a 1ª Corrida e Caminhada Setembro Verde. Mais de 500 pessoas se reuniram no último domingo (27) no Lago Igapó para participar do evento esportivo que divulgava as ideias do projeto. Na ocasião, pessoas transplantadas receberam medalhas e, a partir de agora, a caminhada passa a fazer parte do calendário da Fundação de Esportes de Londrina e ocorrerá todos os anos.

“Esse foi um mês muito fértil para a doação e transplante de órgãos. Realizamos vários eventos, envolvemos várias pessoas, fechamos muitas parcerias e, mais do que nunca, conseguimos semear nossas ideias. Já estamos colhendo e ainda vamos colher muito mais frutos”, finaliza a diretora da Central estadual de Transplantes.

SERVIÇO: 
II Fórum Paraná pela Vida: Desafios e Estratégias no Processo de Doação e Transplantes e I Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Paraná

Data: de 30 de setembro a 2 de outubro
Abertura: 1º de outubro, às 8h30

Fonte: Portal SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário