terça-feira, 29 de setembro de 2015

Livro que resgata a história da luta contra o tabagismo no Paraná é lançado na Secretaria da Saúde


Livro que resgata a história da luta contra o tabagismo no Paraná é lançado na Secretaria da SaúdeA tarde desta terça-feira (29) foi marcada pelo lançamento do livro ‘35 Anos de História da Luta Contra o Tabagismo no Paraná’. A obra, de autoria do pneumologista Jonatas Reichert, resgata os registros da trajetória da luta contra o tabaco no Paraná. “Lembrar da história é importante, registrar a história é importante, agora fazer história é mais importante ainda”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com o autor, o registro do livro começa há 35 anos quando o Paraná foi pioneiro em defender a causa. “Eu era recém-formado quando me envolvi nessa questão, em qual nunca mais deixei de atuar. Verifiquei que parar de fumar evitaria inúmeras doenças e que isso seria um benefício para a pessoa, para a família e também para o Estado”, conta Reichert.

O Programa Estadual de Controle ao Tabagismo do Paraná, lançado em 1979, serviu de base para a criação do Programa Nacional, que atualmente é o segundo melhor do mundo, atrás apenas do Canadá. “O que fazíamos há três décadas é o que todo o mundo está fazendo atualmente. Houve uma mudança no aspecto cultural da sociedade e fumar já não é mais glamour. A cultura geral diz isso, as leis dizem isso, as estatísticas dizem isso”, explica o pneumologista. 

De acordo com Dr. Jonatas Reichert, no início dos programas mais de 35% da população brasileira acima de 15 anos era fumante. Hoje em dia 11% dos brasileiros fumam e a proposta das políticas públicas é reduzir esse percentual cada vez mais. “Algumas vezes temos que ir contra a maioria e ter coragem para enfrentar questões como essa. Já vencemos batalhas importantes, já salvamos vidas, mas nossa luta continua”, salienta o secretário Caputo Neto. 

Livro que resgata a história da luta contra o tabagismo no Paraná é lançado na Secretaria da SaúdeLEIS – A data do lançamento coincidiu com o aniversário da Lei Antifumo (16.239/09), que proibiu o cigarro em locais de uso coletivo no Estado. “Uma pesquisa afirmou que 82% dos fumantes aprovam a lei, com o argumento de que ela serviu de incentivo para que parassem de fumar”, relembra Reichert. 

Além dessa, outras leis contra o fumo, como a que deu fim ao cigarro em escolas ou transportes coletivos em 1980, também foram lembradas na ocasião. O ex-secretário de Estado da Saúde e responsável pelo prefácio do livro, Oscar Alves, também participou do evento.

Oscar Alves era o secretário da Saúde quando da criação do Programa Estadual de Controle ao Tabagismo. “É gratificante perceber que a semente que plantamos há 35 anos deu tantos frutos em benefício da saúde da população paranaense. Hoje me sinto honrado e tenho dentro de mim um sentimento de missão cumprida”, diz Alves. 

O evento também contou com a presença de outras figuras importantes na luta contra o tabaco no Estado como o vereador autor da lei da municipal antifumo, Tico Kuzma; o Presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Luiz Ernesto Pujol; o jornalista engajado com a causa, Adherbal Fortes de Sá Júnior; o médico responsável pelo início do Programa Estadual de Combate ao Fumo, Jayme Slotnik. 

Os 3 mil exemplares impressos serão distribuídos em instituições de saúde, sociedades médicas, universidades, bibliotecas. A publicação também ficará disponível no site da Secretária da Saúde.

Fonte: Portal SESA/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário