quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Assembleia faz sessão solene para comemorar o Dia do Médico


Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde desta quarta-feira (21) para homenagear os médicos pela passagem do dia 18 de outubro, especialmente consagrado à categoria. Para o parlamentar, esta é uma forma de agradecer os bons médicos e reconhecer a grande contribuição prestada por eles à sociedade: “O exercício diário da profissão é uma tarefa difícil, onde se lida com a tênue linha entre a vida e a morte todo o tempo. Ainda mais complicada no Brasil, onde além das limitações humanas, enfrenta-se a falta de estrutura, equipamentos e condições dignas de trabalho”.
Durante a solenidade foram homenageadas personalidades como o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Luiz Ernesto Pujol; o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Mulinari; o vice-presidente da Associação Médica Brasileira – Região Centro-Sul, Jurandir Marcondes Ribas Filho; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Bruno Maurizio Grillo; o diretor de políticas de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, que representou o secretário Michele Caputo Neto; e a médica radiologista pediátrica Dolores Bustelo, representando a Sociedade Paranaense de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Valorização – Para marcar a data, o Conselho Federal de Medicina está divulgando desde a semana passada uma campanha que aborda a valorização do médico que, mesmo em condições adversas, muitas vezes consegue salvar vidas em situações inacreditáveis. As peças publicitárias se baseiam em fatos reais, como o ocorrido no Maranhão, onde um médico embalou a criança em um saco plástico por falta de incubadora, e procura ressaltar a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho que permitam ao profissional cumprir condignamente o seu papel.
No Brasil existem mais de 400 mil médicos formados ou que aqui tiveram seus diplomas legalmente revalidados. Há mais de 200 anos esses profissionais se dedicam à saúde dos cidadãos nas grandes e pequenas cidades, capitais e interior, com milhões de consultas, exames e cirurgias sendo realizados todos os dias. “Para salvar vidas, médicos brasileiros fazem de tudo com quase nada. Mas eles não querem ser heróis. São profissionais que querem condições dignas para cuidar da saúde das pessoas. Porque essa é a missão de todo médico”, é a mensagem de uma das peças da campanha.
Com esta e várias outras mídias ao longo do mês, o Conselho Federal de Medicina (CRF), com apoio dos Conselhos Regionais (CRMs) tem desenvolvido ações para alertar a população sobre as condições com as quais o profissional precisa lidar na busca pelo acesso à saúde de qualidade. Uma pesquisa encomendada ao Instituto Datafolha e divulgada recentemente mostra que 93% da população concordam com a ideia de que os médicos precisam de estrutura para trabalhar, e 86% pensam que os médicos merecem ser valorizados.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ALEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário