quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ALEP - Projeto cria a Semana de Prevenção ao Câncer de Pele no PR

Divulgação
Na justificativa, o deputado lembra que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) celebra anualmente, sempre no último sábado de novembro, o "Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele". A data foi criada no sentido de solidificar as ações da instituição contra a doença e parte das ações do PNCCP, criado pela entidade em 1999.

Neste dia, milhares de dermatologistas realizam consultas simultâneas de análise e diagnóstico, para posterior tratamento da doença. O trabalho de identificação e prevenção é realizado em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também são previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre a foto-proteção e como suspeitar do câncer de pele.

A iniciativa de promover a Semana de Combate o alto índice de câncer de pele e a falta de informação das pessoas motivaram o deputado Nereu Moura, líder do PMDB, protocolar na Assembleia Legislativa projeto de lei sob o número 735/2015, inserindo no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, a Semana Estadual de Prevenção e Combate à doença. O período, que será dedicado às campanhas de conscientização, será realizado anualmente na semana em que estiver inserido o último sábado do mês de novembro. 

De acordo com o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Pele (PNCCP), essa doença é a mais comum entre todos os tipos de câncer, representando mais da metade dos diagnósticos. "Sozinho, apresenta mais casos no Brasil do que outros 17 tipos de câncer. Esta informação é pouco conhecida da população, daí a intenção de propor um mês para promoção deste alerta", afirma Nereu Moura.

"É preciso alertar cada vez mais a população sobre os riscos gravíssimos que a exposição de forma inadequada ao sol pode causar", destaca o parlamentar peemedebista. A maioria dos casos pode-se evitar com simples medidas de proteção solar. Por outro lado, dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, mostra que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente.

Panorama e Prevenção informa Nereu Moura, tem como meta dedicar com mais intensidade as campanhas de informação junto à população paranaense, acerca do diagnóstico precoce. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 182 mil novos casos da doença em todo o país devem ser diagnosticados apenas em 2015. A cada quatro casos de câncer no país, um é de pele (25% do total).

O projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ronildo Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário