quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saúde promove encontros sobre dengue nas regiões de Paranavaí e Maringá


Saúde promove encontros sobre dengue nas regiões de Paranavaí e MaringáA Secretaria Estadual da Saúde realizou nesta semana dois encontros regionais para discutir ações de prevenção, controle e assistência a casos de dengue, sobretudo nos municípios que compõem a 14ª e a 15ª Regional de Saúde. 

Na segunda-feira (26), em Paranavaí, o objetivo foi articular diversos setores da sociedade para intensificar o enfrentamento da doença, visto que a região concentra grande parte do número de casos registrados nos últimos anos. Já na terça (27), o evento aconteceu em Maringá e visou qualificar a retaguarda de atendimento aos pacientes. A intenção é implantar o projeto óbito zero, propondo medidas para evitar novas mortes pela doença.

Em Paranavaí, o encontro reuniu prefeitos, secretários municipais e profissionais de saúde e foi coordenado pela superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas. Ela afirmou que o combate à dengue requer ações integradas entre o poder público e sociedade civil.

”O primeiro passo é que as administrações municipais coloquem o plano de contingente em plena execução. Trata-se de um documento que aponta as medidas de combate à dengue que serão adotadas em cada cidade, como mutirões, mobilização da sociedade e contratação de funcionários’’, disse a superintendente.

Para que a dengue seja controlada, é necessário que todas as estratégias sejam colocadas em prática e que sejam intersetoriais, ou seja, envolvendo diversos setores da sociedade. Segundo Eliane, a dengue não é um problema só da área da saúde. “Todos devem fazer a sua parte”, enfatizou.

Em Paranavaí, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença são as condições climáticas (calor e chuva). Por isso, o mais importante é eliminar os potenciais criadouros do mosquito, como copos plásticos, garrafas pet e outros materiais descartáveis.

A diretora da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Verônica Gardin, declarou que o momento exige trabalho integrado dos diferentes órgãos do poder público. “Ao mesmo tempo, requer cooperação e ações conjuntas entre as prefeituras da regional”, reforçou. Saúde promove encontros sobre dengue nas regiões de Paranavaí e Maringá

Em Maringá, na terça, o encontro de reuniu médicos, diretores clínicos, enfermeiros e gestores de saúde dos 30 municípios da Regional. O evento debateu o protocolo atual para o atendimento a casos suspeitos e confirmados de dengue.

Até agosto de 2015, a região já havia registrado 1.281 casos e sete mortes por dengue na região. Diante disso, a Regional elaborou o projeto “óbito zero’’, que pretende diminuir a taxa de mortalidade decorrente da doença. 

No encontro, foi discutido o plano de contingência de cada cidade. Segundo o diretor da 15ª RS, Kazumishi Koga, a intenção da reunião foi analisar como está a situação dos pronto-atendimentos das cidades e atualizar os profissionais de saúde sobre a classificação de risco dos pacientes com dengue. “É necessário que todos os profissionais de saúde envolvidos conheçam este protocolo a fim de adotar a melhor conduta para cada caso”, disse.

Fonte: SESA/PR - 29/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário